Curso Online de Geriatria e Gerontologia

Curso Online de Geriatria e Gerontologia

Enquanto a Geriatria atua especificamente na promoção e cuidado de saúde ao indivíduo idoso, a Gerontologia foca na promoção de bem es...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 30 horas


Por: R$ 27,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Enquanto a Geriatria atua especificamente na promoção e cuidado de saúde ao indivíduo idoso, a Gerontologia foca na promoção de bem estar, olhando tanto para as condições sociais, psicológicas, fisiológicas e até mesmo espirituais que permitem maior qualidade de vida às pessoas idosas.

Mestre em alimentos e nutrição-Unesp. Bioquímico-UFV. Professor de ciência dos alimentos, biologia, química, ciências e bioquímica. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1141431817967324. Pesquisador de qualidade de vida, alimentação saudável e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Especialista em nutrição clínica e esportiva; gerontologia e qualidade de vida. Estudo intensamente nutrição, alimentos, saúde e gerontologia, dentre outras áreas. Nestes cursos transmito informações preciosas e atualizadas sobre alimentação e saúde com total credibilidade e clareza após estudar intensamente cada conteúdo. No final de cada curso não há avaliação. Cursou, aprendeu bastante e não tem a preocupação, ansiedade em ser avaliado (a). No certificado é informado o número de dias em que o curso foi cursado e o tanto de horas que ele foi acessado, diante disto, não convém cursar muito rápido e em poucos dias.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Geriatria e Gerontologia

  • Sabe-se que a Gerontologia não se confunde com a Geriatria, uma vez que esta é uma especialidade médica que se dedica à promoção da saúde da pessoa idosa, considerando sua dimensão fisiológica.

    No entanto, a par dos aspectos fisiológicos, outros devem ser levados em conta, como psicológicos e sociais, quando do estudo e diagnóstico do processo de envelhecimento, devido à complexidade que o envolve

  • As ações voltadas para o diagnóstico precoce e controle de condições crônicas e passíveis de modificação devem estar sempre presente no plano de cuidado.

  • Na gerontologia como graduação os profissionais têm sido preparados para atuar e intervir em todo o processo de envelhecimento populacional e individual com um olhar mais abrangente, mesmo com maior ênfase na fase da velhice e cada qual em sua profissão escolhida, gerontólogos, que são os bacharéis em gerontologia e/ou os tecnólogos em gerontologia, ou especialistas em gerontologia, venham suprir a grande demanda que ainda existe em nossa sociedade por profissionais para trabalhar com a população idosa e, por outro lado, atuando para que o envelhecimento cada vez mais seja entendido e tratado com um processo valorizado para que o aumento na expectativa de vida, conquistado em nosso país, se dê com a qualidade que merece para uma vida plena.

  • A gerontologia e a geriatria constituem a pedra angular da medicina preventiva, terapêutica e reabilitatória do processo do envelhecer com qualidade de vida. Enquanto a primeira é uma ciência médico-social que estuda o processo do envelhecimento, a segunda se limita ao estudo das doenças da velhice e de seu tratamento. Ambas têm caráter multidimensional, dinâmico e se ocupam em quantificar os atributos e alterações importantes da esfera biológica, funcional, mental e social do processo do envelhecimento, com o objetivo de um plano racional e coordenado de terapêutica. A atuação é, portanto, multidisciplinar e requer intervenção precoce.

  • O envelhecimento populacional é um fato que vem progredindo rapidamente em alguns países nas últimas décadas. Ao se analisar o contingente populacional mundial, verifica-se que pessoas com 60 anos ou mais, em 2013 eram 841 milhões e em 2050 será de 2 bilhões (21,1%), ultrapassando o número de crianças.

  • O Brasil possui a quinta maior população idosa do mundo, com cerca de 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Atualmente, a proporção de pessoas idosas no país alcançou 13,7% da população geral, ou seja, 27,8 milhões de pessoas. Nesse grupo, o que mais expressivamente cresce são os idosos longevos, que vivem 80 anos ou mais. De acordo com as estimativas, em 2030, o número de brasileiros com 60 anos ou mais ultrapassará o de crianças de 0 a 14 anos de idade.

  • O Relatório Mundial sobre Envelhecimento e Saúde, define envelhecimento saudável o processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar na velhice. Envelhecer de forma favorável é um processo de otimização de oportunidades para a saúde física, social e mental, para que esses indivíduos tenham uma participação ativa na sociedade, sem discriminação e para desfrutar de uma vida independente e com capacidade funcional.

  • Saúde do Idoso

  • A OMS, conforme descrito anteriormente, conceitua saúde como um estado de bem-estar geral, englobando características físicas, mentais, afetivas, sociais e econômicas. Assim sendo, atualmente ela reconhece os seguintes fatores para considerar um indivíduo com saúde:

    renda, status social e educação;
    ambiente físico: água potável, ar puro, ambiente de trabalho sadio, casa segura e comunidade bem planejada;

  • rede de apoio social: família, amigos e comunidade;
    genética: expectativa de vida e risco de desenvolvimento de doenças;
    gênero: homens e mulheres enfrentam riscos de saúde diferentes;


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 27,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Saúde do Idoso
  • Gerontologia
  • Geriatria
  • Interdisciplinaridade e Multidisciplinaridade em Gerontologia
  • Promoção da Saúde
  • Atividade Física e Saúde do Idoso
  • Riscos de Quedas em Idosos
  • Nutrição do Idoso
  • Alimentação e Prevenção da Doença de Alzheimer
  • Prevenção da Aterosclerose
  • Prevenção do Diabetes