Curso Online de Prevenção do Câncer

Curso Online de Prevenção do Câncer

Evidências apontam que a má alimentação como dieta rica em gorduras, pobre em fibras, frutas e verduras tem um papel importante nos está...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 10 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Evidências apontam que a má alimentação como dieta rica em gorduras, pobre em fibras, frutas e verduras tem um papel importante nos estágios de iniciação, promoção e propagação do câncer, destacando-se entre outros fatores de risco.

Mestre em alimentos e nutrição. Professor no ensino superior, médio e fundamental. Atualmente professor de biologia no ensino médio e graduando em Qualidade de Vida na Contemporaneidade. Licenciado em biologia e química, bacharel em bioquímica com ênfase no entendimento de ciências dos alimentos, fitoterapia e nutrição e ensino no decorrer da graduação. Especialista em nutrição clínica e esportiva, gerontologia e qualidade de vida e metodologia de ensino de biologia e química. Experiência como professor de ciências, biologia, química, bioquímica e alimentos. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1141431817967324. Alguns cursos online por mim cursados: Nutrição Funcional. Atualização em Nutrição Humana. Anatomia e Fisiologia Humana. Biologia Molecular. Saúde Pública. Imunonutrição. Desenvolvimento Humano e Educação. Docência e Prática de Ensino. Fundamentos de Bioquímica. Bioquímica Clínica. Biologia. Química Geral. Química. Conceitos em Biodiversidade. Microbiologia dos Alimentos. Higiene e Vigilância Sanitária de Alimentos. Agentes Tóxicos Naturais. Plantas Medicinais: Química e Atividade Biológica. Nutrição em Saúde Pública e, Tecnologia de Alimentos.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • PREVENÇÃO DO CÂNCER

  • CÂNCER

    Câncer é um conjunto de doenças caracterizado pelo progressivo acúmulo de mutações no genoma de uma célula.
     

    As alterações genéticas podem converter uma célula normal em uma célula transformada, que não mais responde aos sinais de controle de proliferação, morte e diferenciação, conduzindo à proliferação celular anormal, gerando tumores benignos ou malignos.


  • Atualmente no Brasil, o câncer se constitui na segunda causa de morte por doença, sendo superado apenas por doenças cardiovasculares. O câncer representa cerca de 12% de todas as causas de morte no mundo.

  • Evidências apontam que a má alimentação como dieta rica em gorduras, pobre em fibras, frutas e verduras tem um papel importante nos estágios de iniciação, promoção e propagação do câncer, destacando-se entre outros fatores de risco.
     
    Estudos experimentais e epidemiológicos sugerem que o consumo de fumo, inflamação crônica, ingestão de substâncias tóxicas , entre outros fatores contribui muito para o desenvolvimento de câncer em humanos.

  • ESTRESSE OXIDATIVO E CÂNCER

    Espécies reativas podem danificar o DNA, conduzir a mutações, interferir diretamente na sinalização e crescimento celular e estimular a multiplicação descontrolada das células, podendo resultar no desenvolvimento de tumor.
    O estresse oxidativo (produção excessiva de espécies reativas e depleção ou baixa disponibilidade de antioxidantes), está relacionado ao desenvovimento da carcinogênese.
    Espécies reativas correspondem a radicais livres e espécies não radicalares que também podem oxidar as biomoléculas como DNA, proteínas e lipídios, podendo causar danos às células.

  • INIBIÇÃO DO CÂNCER

    Estudos epidemiológicos em humanos confirmam que a diminuição no risco de desenvolver o câncer é associado a dietas ricas em antioxidantes (amplamente presentes em frutas e hortaliças) do que a suplementação dietética individual com antioxidantes.

  • Os antioxidantes são substâncias que podem prevenir ou reparar os danos oxidativos causados por espécies reativas de oxigênio em lipídios, proteínas e ácidos nucleicos, ou seja, os antioxidantes possuem a capacidade de reagir com os radicais livres e assim impedir os seus efeitos maléficos ao organismo.

  • Dentre os antioxidantes, se destacam as vitaminas C e E, carotenóides, ácidos fenólicos, flavonóides, óleos essenciais, glutationa, coenzima Q, ácido lipóico, compostos organossulfurados e as enzimas antioxidantes, como a superóxido dismutase, catalase, tiorredoxina e a glutationa peroxidase.

  • Os antioxidantes podem exercer os seus efeitos também indiretamente ao influenciarem a regulação de genes envolvidos em mecanismos de defesa ou de reparação do DNA. Isto demonstra uma maior influência dos antioxidantes na manutenção da homeostase metabólica ou integridade da célula.

  • O estresse oxidativo induzido pelos radicais livres causa consideráveis danos nas moléculas celulares como os lípidios, proteínas e DNA, aumentado o risco de certas doenças crônicas como o câncer ou as doenças cardiovasculares . Pelo seu efeito removedor dos radicais livres, os antioxidantes apresentam-se como importantes agentes na prevenção deste tipo de doenças.

  • A ação antioxidante complementa-se com outros mecanismos tais como: a regulação da expressão gênica na proliferação e diferenciação celular; a indução da morte celular programada (apoptose); a modulação das atividades enzimáticas durante os processos de detoxificação, oxidação e redução; a estimulação do sistema imunológico; a regulação do metabolismo hormonal e efeitos antibacterianos e virais. Estes efeitos resultam da interação entre estes compostos bioativos e as células.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Câncer
  • Prevenção do câncer
  • Estresse oxidativo
  • Antioxidantes
  • Carotenoides
  • Polifenois
  • Organossulfurados
  • Fitoquímicos e inibição da carcinogênese
  • Ácidos graxos
  • Fibras alimentares
  • Nutrigenômica e Câncer