Curso Online de ISO 14000 - GESTÃO AMBIENTAL

Curso Online de ISO 14000 - GESTÃO AMBIENTAL

1. INTRODUÇÃO 2. O QUE É ISO? 3. POR QUE SE CERTIFICAR NA ISO 14001? 4. VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO 5. SÍNTESE DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENT...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas

Por: R$ 30,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

1. INTRODUÇÃO
2. O QUE É ISO?
3. POR QUE SE CERTIFICAR NA ISO 14001?
4. VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO
5. SÍNTESE DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - ISO
6. ESTRUTURA DA NORMA ISO 14001: 2004

José Vieira Cabral Nasceu no dia 25 de agosto de 1.960 em Xambrê, Paraná, viveu ali até os seus oito anos de idade e depois os seus pais se mudaram para Maringá no mesmo Estado. E aos 19 anos mudou-se para São Caetano do Sul, Região do Grande ABC, São Paulo, onde permanece até o presente momento. O Autor/produtor foi comerciante a maior parte de sua vida, mas também trabalhou como empregado em algumas Empresas: Foi Administrativo e Encarregado de obras Civis, tendo como formação (Mestria em Construção Civil) e, mais de 100 Cursos de diversas áreas. Como Escritor e pesquisador escreveu diversas Obras Literárias e Didáticas: É fundador da Livraria e Editora Virtual Cabral Veríssimo (seu nome artístico) e pertencente ao Clube de autores. O seu Site:(ciacabralverissimo.loja2.com.br), onde produz os seus Livros e Cursos online para a plataforma da (www.buzzero.com/autores/jose-cabral).



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • 1. INTRODUÇÃO
    2. O QUE É “ISO”?
    3. POR QUE SE CERTIFICAR NA ISO 14001?
    4. VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO
    5. SÍNTESE DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL – ISO
    6. ESTRUTURA DA NORMA ISO 14001: 2004

    DESCRIÇÃO

    ISO 14000
    GESTÃO AMBIENTAL

    CURSO ONLINE

  • 1. INTRODUÇÃO
    2. O QUE É “ISO”?
    3. POR QUE SE CERTIFICAR NA ISO 14001?
    4. VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO
    5. SÍNTESE DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL – ISO
    6. ESTRUTURA DA NORMA ISO 14001: 2004

    DESCRIÇÃO

  • 1. INTRODUÇÃO
    O ambiente altamente competitivo em que estamos inseridos intensificou e ampliou consideravelmente a luta pela sobrevivência. A dinâmica de mudanças nas empresas é constante, sendo assim, elas precisam proteger a si próprias de alguns efeitos adversos que fazem parte da dinâmica da mudança, tais como, mudanças em recursos humanos, tecnologia, expectativas dos clientes, etc. Um programa de qualidade favorece a reformulação da estrutura de uma empresa a partir da reestruturação e melhoria das instalações e equipamentos e da preparação das pessoas, principalmente por mudanças de postura. Construindo dessa forma uma imagem positiva e de credibilidade, indispensáveis para um bom relacionamento com a comunidade, com os funcionários e para os clientes.

  • 2. O QUE É “ISO”?
    ISO significa Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization ) localizada em Genebra, Suíça, fundada em 1947. A sigla ISO é uma referência à palavra grega ISO, que significa igualdade. O propósito da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. A maioria dos países (incluindo Brasil) tem representação na ISO. Os trabalhos são feitos através de Comitês Técnicos (TC’s). O TC 207 elabora e mantêm as normas da série ISO 14000. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é participante com direito a voto no TC 207 A série ISO 14001 é uma norma de gerenciamento, não é uma norma de produto ou de desempenho. É um processo de gerenciamento das atividades da companhia que têm impacto no ambiente.

  • O sistema de gerenciamento ambiental previsto pela norma contém os seguintes elementos: Uma política ambiental suportada pela Alta Administração; Identificação dos aspectos ambientais e dos impactos significativos; Identificação de requisitos legais e outros requisitos; Estabelecimento de objetivos e metas que suportem a política ambiental; Um programa de gerenciamento ambiental; Definição de papéis, responsabilidades e autoridade; Treinamento e conhecimento dos procedimentos; Processo de comunicação do sistema de gerenciamento ambiental com todas as partes interessadas; Procedimentos de controle operacional; Procedimentos para emergências; Procedimentos para monitorar e medir as operações que tem um significativo impacto ambiental; Procedimentos para corrigir não conformidade; Procedimentos para gerenciamento dos registros; Programa de auditorias e ação corretiva; Procedimentos de revisão do sistema pela alta administração.

  • 3. POR QUE SE CERTIFICAR NA ISO 14001?
    Certificação é um procedimento pelo qual uma entidade dá uma garantia escrita de que um produto, processo ou serviço está conforme os requisitos especificados. O certificado tem validade de 3 anos. Após esse prazo ele precisa ser renovado. Além disso, a cada 6 meses o sistema é auditado para verificar se ele continua a atender aos requisitos da norma. O certificado poderá não ser revalidado se a empresa deixar de cumprir os requisitos. A certificação é um processo pelo qual a empresa procura demonstrar para seus clientes que tem um sistema de qualidade ambiental implantado. Alguns organismos certificadores internacionais são: ABS e BVQI (Bureau Veritas Quality International) A NBR ISO 14001 (Requisitos do Sistema de Gestão Ambiental) é a única norma “certificável” da Série 14000.

  • • Não é uma obrigação legal
    • É aplicável a todos os tipos e tamanhos de organizações
    • Adapta-se a condições geográficas, culturais e sociais diversas
    • Contém requisitos que podem ser auditados objetivamente para fins de certificação ou até mesmo autodeclaração
    • Não substitui requisitos legais ou regulatórios • Não aborda requisitos relativos a aspectos de gestão da saúde e segurança ocupacional
    • Não garante, por si só, resultados ambientais ótimos

    4. VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO
    O mais óbvio beneficio é uma padronização mundial para as ações relativas ao meio ambiente. Do ponto de vista comercial, são harmonizadas as leis internacionais, evitando barreiras comerciais, não tarifárias. Ela promoverá a melhoria ambiental, através do atendimento a regulamentos e da demonstração do comprometimento com o gerenciamento ambiental. Para a empresa:

  • O Consolidar uma estratégia de desenvolvimento sustentado; o Assegurar o cumprimento da legislação; o Melhorar as relações entre a indústria, a comunidade e o poder público; o Estabelecer uma política ambiental para toda a empresa; o Redução de riscos referentes a acidentes ambientais através de rigoroso controle e monitoramento do atendimento à legislação; o Facilitar a obtenção de licenças e autorizações; o Obter o reconhecimento do público e dos clientes para o esforço de preservação ambiental; o Melhorar os métodos de gerenciamento; o Reduzir o desperdício do uso de recursos naturais com a melhoria da eficiência e, em conseqüência, redução de custos, principalmente os associados a resíduos, água e energia; o Reduzir os efluentes e o custo com seu tratamento; o Redução de riscos com multas, indenizações, etc. Para os clientes: o Confiança no produto fornecido pela empresa; o Confiança de que a empresa dá prioridade aos aspectos ambientais; o Menor risco de acidentes ambientais.

  • 5. SÍNTESE DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL – ISO
    14001 5.1 Definições Sistema de Gestão Ambiental A parte do sistema de gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e para gerenciar seus aspectos ambientais. Política Ambiental Interações e princípios gerais de uma organização em relação ao seu desempenho ambiental, conforme formalmente expresso pela Alta Administração. Aspecto Ambiental Aspecto ambiental é qualquer intervenção direta ou indireta das atividades e serviços de uma organização sobre o meio ambiente, quer seja adversa ou benéfica. Desta forma, aspecto ambiental são os elementos das atividades, produtos, serviços e rejeitos que pode interagir com o meio ambiente. Um aspecto ambiental significativo é um aspecto ambiental que tem ou possa a vir ter um impacto ambiental significativo. O aspecto tanto pode ser uma máquina ou equipamento quanto uma atividade executada por esta ou ainda por alguém e que produzam – ou possam produzir – algum efeito sobre o meio ambiente.

  • Impacto ambiental Entende-se por impacto ambiental qualquer conseqüência, adversa ou benéfica, que resulte ou que possa resultar da interação dos aspectos ambientais ou elementos de processo, operações, serviços e produtos de uma organização com o meio ambiente, através de todo o ciclo de atividades do negócio desta organização e sobre os quais ela tenha capacidade de exercer controle direto ou tenha capacidade de influenciar. A identificação de aspectos ambientais e a análise de impactos ambientais associados abrangem, portanto, não somente aqueles negativos ao meio ambiente, como também trata de impactos reais e potenciais, tanto diretos como indiretos. Para analisar os impactos ambientais deve-se seguir os seguintes passos: identificação dos aspectos ambientais que geram impactos ambientais; caracterização e exame dos impactos ambientais gerados; e avaliação da significância de cada impacto ambiental. Melhoria contínua Processo recorrente de se avançar com o SGA com o propósito de atingir o aprimoramento do desempenho ambiental geral, coerente com a política ambiental da organização.

  • 5.2 Elementos de um SGA base na ISO 14001 5.3 PDCA e a ISO 14001 A norma é baseada no ciclo PDCA do inglês "plan-do-check-act" - planejar, fazer, checar e agir - e utiliza terminologia e linguagem de gestão conhecida.
    6. ESTRUTURA DA NORMA ISO 14001: 2004
    6.1 Estrutura da Norma ISO 14001:2004 – Resumida
    0 – Introdução
    1 – Objetivo e campo de aplicação
    2 – Referências Normativas
    3 – Termos e Definições
    4 – Sistema de Gestão Ambiental
    4.2 – Política

    4.3 – Planejamento
    4.4 – Implementação e Operação
    4.5 – Verificação
    4.6 – Análise pela Administração


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 30,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • 1. INTRODUÇÃO
  • 2. O QUE É ISO?
  • 3. POR QUE SE CERTIFICAR NA ISO 14001?
  • 4. VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO
  • 5. SÍNTESE DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - ISO
  • 6. ESTRUTURA DA NORMA ISO 14001: 20