Curso Online de ISO 15948

Curso Online de ISO 15948

Mercado de Carbono

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 37,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Mercado de Carbono

CEO Compact cia, 17 anos de mercado. Formação em Mecânica Industrial UTF-PR, Gestão Empresarial ênfase em Marketing, especializações em Gestão e Educação Ambiental, Bioenergias, Eficiência Energética e Energias Renováveis UTF PR .



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • NBR 15 948 Mercado Voluntário de Carbono, princípios e requisitos para comercialização

    jackson cesar dorigo
    consultoria em sustentabilidade

    nbr 15 948 mercado voluntário de carbono, princípios e requisitos para comercialização

  • introdução

    em 2009, o mercado mundial de carbono transacionou mais de 4713 mt co2 movimentando mais de 144 bilhões de dólares.

    o mercado voluntário representou apenas uma pequena parcela das transações realizadas no período contudo, mostrou maturidade e consistência, influenciando as perspectivas dos principais participantes que acreditam no aumento das transações brasileiras para aproximadamente 400 mt co2 e em 2012, mais que o quádruplo das 94 mt co2 negociadas em 2009.

  • embora seja notável a crescente demanda por compensação de emissões de gases de efeito estufa (gee) di mercado voluntario, a pouca regulamentação do mercado e falta de conhecimento gera incertezas para muitos dos participantes.

    para brasil e a america latina, o mercado voluntario representa uma grande oportunidade frente as mudanças climáticas, uma vez que permite maior flexibilidade no desenvolvimento de novos projetos de redução e remoção de emissões, alem de ressaltar os benefícios socioeconômicos e ambientais atrelados as atividades.

    introdução

  • no brasil, as possibilidades de desenvolvimentos do mercado aumentam com as metas voluntarias anunciadas pelo governo federal na política nacional de mudanças climáticas, e por outros estados que desenvolvem leis especificas de redução de emissões, como são paulo e o amazonas.

    em janeiro de 2010, o brasil enviou sua meta de redução doméstica para a convenção quadro das nações unidas para a mudança do clima (united nations franework conention on climate change – unfccc) comprometendo-se a reduzir voluntariamente sua emissões entre 36,1% e 38,9% até 2020.

    introdução

  • Introdução

    para o sucesso do mercado voluntario no brasil, é necessário que alguns parâmetros básicos para o desenvolvimento dos mercados de carbono globais sejam atendidos, de maneira a garantir a todos os participantes, por exemplo, desenvolvedores de projeto, investidores, compradores ou demais atores, um ambiente de negócios idôneo e que atenda as sua principais necessidades.

    é essencial para a consolidação do mercado voluntario nacional considerar os seguintes aspectos:

    introdução

  • padronização: é ideal em um mercado de commodities que as suas propriedades sejam bem definidas e mensuráveis, de maneira a trazer uniformidade para elas. a melhor maneira de se atender a este critério é a utilização de padrões que regulamentam o desenvolvimento de projetos.

    padronização

  • atualmente, no mercado voluntario, existem diferentes padrões de certificação para reduções verificadas de emissões (rve), que definem regras para o desenvolvimento de projetos. neste caso, os compradores tendem a preferir os tipos de certificados que mais se aproximam de seu objetivo ao comprar rve;

    padronização

  • liquidez: é um aspecto significante para a segurança do mercado e pode ser medida em termos de volumes transacionados, freqüência e variação do preço das rve. em mercados líquidos as grandes transações não interferem no preço da commodity de maneira significativa.

    a liquidez pode ser atingida com o aumento do mercado, por meio de uma estrutura que reduza o risco para todos os participantes, minimize o custo das transações e aumente a eficiência operacional do próprio mercado;

    liquidez

  • Transparência

    convém que todas as informações referentes ao mercado, como preço, volume e comportamento de transações, sejam acessíveis, claras e divulgadas de maneira confiável.

    quanto maior a facilidade de acesso aos dados, maior a segurança que o mercado oferece a todos os participantes; e

    transparência

  • Previsibilidade

    previsibilidade: atribui preços corretos aos produtos é imprescindível para o mercado assuma sua função econômica. por isso, é importante estabelecer mecanismos que diminuam as incertezas do mercado para todos os participantes em relação ao preço e demanda.

    previsibilidade

  • esta norma tem como objetivo apresentar diretrizes e critérios mínimos para:

    reforçar credibilidade do mercado voluntario de rve;

    diminuir riscos a compradores e demais partes interessadas no mercado voluntario de rve, visando garantir a integridade das transações em um ambiente seguro de negócios;

    objetivos da norma


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 37,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • NBR 15 948 Mercado Voluntário de Carbono, princípios e requisitos para comercialização
  • Introdução
  • Transparência
  • Previsibilidade
  • Geração de RVE
  • Referencia Normativa
  • Termos e Definições
  • Registro de Titulo e de Projeto
  • Muito obrigado por completar este conteúdo, espero que seja de grande valia ao seu crescimento profissional e pessoal.