Curso Online de Apaixonamento e Enamoramento - Somente um bom início é responsável pela manutenção da união?
5 estrelas 19 alunos avaliaram

Curso Online de Apaixonamento e Enamoramento - Somente um bom início é responsável pela manutenção da união?

A temática dos relacionamentos amorosos é uma das áreas mais importantes da vida das pessoas. Infelizmente, tal importância é mais bem pe...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 9 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A temática dos relacionamentos amorosos é uma das áreas mais importantes da vida das pessoas. Infelizmente, tal importância é mais bem percebida quando as coisas não vão bem. Quando isso acontece tanto o nosso humor, quanto a nossa capacidade de concentração, a nossa energia, o nosso trabalho e a nossa saúde, dentre outras dimensões das nossas vidas, podem ser profundamente afetados. Carências, encontros, desencontros e reencontros afetivos são temas comuns, quando se trata de amor e mobiliza os seres humanos entre si, na tentativa de serem felizes e se realizarem.
Erich Fromm, um psicólogo humanista, apontava o amor como única resposta e saída satisfatória para o problema da existência humana. Estaria tendo ele uma visão parcial, ou mesmo ingênua, do ser humano e dos seus conflitos inerentes a sua natureza?
Assim, se por um lado, a melhor maneira de se estabelecer um bom relacionamento amoroso é começar bem esse tipo de empreendimento, não se sabe como otimizar os próprios recursos em busca de um(a) parceiro(a). Por outro lado, devemos aprender a valorizarmos o que temos a fim de que conservemos nossos relacionamentos em andamento. Alguns erros que são cometidos no início de um relacionamento amoroso, como a escolha de um parceiro errado, podem nos custar um alto preço durante todo o tempo que o relacionamento durar. Tais prejuízos podem se estender para as famílias dos envolvidos, bem como para os filhos que esse casal possa vir a ter. Embora a capacidade de sentir atração amorosa possa variar muito de uma pessoa para outra, geralmente, para que se possa investir amorosamente em alguma pessoa a atração física e/ou amorosa são estágios iniciais na busca de se iniciar um relacionamento amoroso. Afinal, o amor não ocorre de forma caótica, ou seja, NÃO nos apaixonamos ou nos enamoramos por toda e qualquer pessoa. Assim, a atração física e amorosa são bons critérios para que se possa escolher parceiros, para que as pessoas possam se envolvem em relacionamentos amorosos interpessoais e mobiliza recursos para atrair parceiros amorosos.
Contudo, a atração física e/ou amorosa não são os únicos responsáveis na hora de se ter sucesso na área amorosa. Muitos fatores estão envolvidos, além da atração interpessoal, e para que aumentemos a nossa probabilidade de se ter um bom resultado nesse campo. Dessa forma é necessário termos conhecimento sobre o que fazer, como agir, em quem investir para não continuarmos a ficar frustrado acreditando que o amor é para alguns privilegiados. Será mesmo? E mais, em um mundo como o nosso, tão conturbado por conflitos diversos, violência, guerras e competições, como escolher? Transcorrido tanto tempo desde que os primeiros homens resolveram estabelecer vínculos amorosos, há algo de novo neste processo de seleção? É possível ainda escolher certo? O que é escolher certo no mundo de hoje? Em que momento fazer a escolha certa e como sabê-la? A pressa é o maior inimigo do amor no mundo atual? Quais são as semelhanças e as diferenças entre os gêneros masculino e feminino em relação à temática amorosa? Há um bom prognóstico para os casamentos na atualidade?
Dessa forma, compreender os processos e os comportamentos envolvidos na psicodinâmica dos relacionamentos amorosos é muito importante uma vez que esses fenômenos ocupam na maioria das vezes papéis centrais na vida da maioria das pessoas. Desta forma, abordá-los se faz necessário na medida em que, se mantiverem tais lacunas, acontecerá, muito provavelmente, o mesmo círculo vicioso que a autora Maria Helena Matarazzo à página 14 do seu livro ?Amar é preciso: os caminhos para uma vida a dois? descreve ao tematizar o amor e os encontros interpessoais: ?só restarão o alô e o tchau; no meio, as falas de sempre? .
Portanto, esse workshop, busca dar suporte a esses e outras lacunas existentes, no qual pretende-se discutir muitas de suas dúvidas em 5 tópicos, agrupando muitos dos interesses que chegam aos consultórios, escolas, famílias, etc.






Conteúdo programático

Tópico 1) Amor e relacionamentos amorosos: alguns enquadres teóricos
? A teoria dos Estilos de amor de John Alan Lee
? A teoria triangular de Robert Sternberg
? Desenhando o amor com George Levinger
? O amor visto como Apego
? A teoria psicobiológica e os relacionamentos interpessoais: amor, ciúme, traição, etc.

Tópico 2 ? Relacionamentos interpessoais
? O flerte e o flertar: comportamentos de simples flerte e de flerte complexo
? Princípios para se selecionar parceiros amorosos
? Fatores que afetam a atração interpessoal

Tópico 3 -- A timidez e a inibição
? Alguns fatos e mitos sobre a timidez

Tópico 4 -- Ciúme
? Ciúme: você tem medo de quê?
? A profecia de auto-realização e o ciúme romântico

Tópico 5 -- Casamento e manutenção dos relacionamentos em andamento
? Estilos de casamento
? Princípios para um casamento dar certo: a verdade sobre os casamentos estáveis e felizes
? Como fazer o prognóstico de um divórcio: a proporção mágica
? Estratégias para melhorar o seu relacionamento

Thiago de Almeida é psicólogo e professor universitário que se especializou em dificuldades do relacionamento amoroso tais como: baixa autoestima; ciúme; timidez; inibição; infidelidade; Quadros depressivos associados a relacionamentos amorosos; Tratamento para ejaculação rápida; Tratamento de anorgasmia, frigidez e de falta de desejo com o parceiro;Tratamento de vaginismo; Atendimento psicoterápico a vítimas de violência doméstica; Tratamento de Parafilias (Exibicionismo, Fetichismo, Frotteurismo, Masoquismo, Sadismo, Fetichismo travéstico, Voyeurismo); e Psicoterapia de casal. Atualmente ele é considerado pelo Portal Inovação do MEC como o maior especialista em relacionamentos amorosos do Brazil. Possui graduação em Bacharelado em Psicologia/ Formação para Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (2003), Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2007), Doutorado pelo Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento da Personalidade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Possui consultórios estabelecidos na cidade de São Paulo e na cidade de São Carlos. Tem experiência na área de Psicologia Cognitivo-Comportamental de caráter breve, com ênfase na Psicologia do Amor, atuando principalmente nos seguintes temas: amor, relacionamentos amorosos, cíume, timidez e casais. Faz parte do corpo editorial de conceituados periódicos científicos. Maiores informações sobre seu atendimento, especializações e acesso integral a sua produção científica acessar: http://www.thiagodealmeida.com.br/site/


"O Curso foi muito interessante, gostei muito. Obrigada!"

- Daiane De Freitas Ferreira

- Carla Damiana Sardinha Dutra

- Rebeca Fermiano Gomides Pereira Gonçalves

- Viviane Nelita Sabino Damasceno Da Silva

"Muito bom !!!"

- Shayra Barreto Da Silva

- JoÃo Paulo Viana Mascarenhas

- Mirreille Costa Hieda

- Kimberly De Oliveira Lopes

- Vinicius Da Silva

- Tatiana Muniz De Araujo Ferreira

- Paulo Henrique Modonese Costa

- Evenllyn Kalianne Nascimento Da Silva

- Marli Regina Da Silva

"Gostei da forma facil de apresentação, a leitura descomplicada, e os temas são bem avaliados."

- Clóris Aparecida Lôbo

- Mariana Natan Guimarães

- Andressa Lais Picolo

- Edimara Soares Da Silva

- Carina Luiza Barreto Da Silva

- Ester Leandro Calazans

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Relacionamentos amorosos: do início a sua manutenção

    por Thiago de Almeida

  • O Amor e os relacionamentos amorosos

    O Amor e os relacionamentos amorosos

    Alguns enquandres teóricos

  • Por que estudar os relacionamentos amorosos?

    Percebe-se que ao se tratar de um assunto como a temática amorosa não basta mais consultar o dicionário, que, aliás, fornece definições meramente vagas,ou seja, interpretações calcadas no estilo lingüístico. Dessa forma, compreender os processos e os comportamentos envolvidos na psicodinâmica dos relacionamentos amorosos é muito importante uma vez que esses fenômenos ocupam na maioria das vezes papéis centrais na vida da maioria das pessoas.

  • Alguns questionamentos...

    O que é o “Amor”?
    Homens e mulheres diferem em termos de apaixonamento e enamoramento?
    Quais são as semelhanças e as diferenças entre os gêneros masculinos e feminino em relação a temática amorosa?
    As fantasias sexuais de homens e mulheres diferem entre si?
    Há um bom prognóstico para os casamentos na atualidade?

  • Mas, afinal, o que é o Amor?

    Para se evitar uma diversidade de conceituações não adequada ao presente objetivo, o que se concebe por amor, neste texto, é um conceito utilizado para denominar um conjunto de diversos sentimentos, distintos comportamentos e um múltiplo perfil de respostas cognitivas que embora variados, estão relacionados entre si e são inerentes ao ser humano, tendendo a se perdurar e possuem inúmeras formas válidas de sua manifestação (Almeida, no prelo).

  • Então o amor é um conjunto de…

    Sentimentos;
    Pensamentos;
    Comportamentos;

    Todos esses relacionados entre si!

  • Algumas teorias a respeito do amor

    A teoria das cores do amor de Lee;
    A teoria do polígono de Levinger;
    O triângulo do amor de Sternberg;
    O amor como uma forma de apego;
    A teoria psicobiológica.

  • Lee e sua teoria sobre os Estilos de Amor (1988)

    Estilos primários:
    Eros
    Ludus
    Estorge

    Estilos secundários:
    Mania
    Pragma
    Ágape

  • Tábua dos estilos amorosos de Lee

  • O Estilo Erótico

    O Estilo Erótico

    Caracterizado pela atração imediata pelo parceiro, e sobretudo pela sua aparência;
    Não é muito possessivo;
    Não teme se entregar ao amor, e também não está ansioso para amar;
    Adota uma postura segura frente à vida e aos relacionamentos.

  • Ilustração do estilo erótico

    Ilustração do estilo erótico

    “Meu parceiro e eu temos a química certa entre nós.”


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • O Amor e os relacionamentos amorosos
  • O Estilo Erótico
  • Ilustração do estilo erótico
  • O Estilo Estórgico
  • Ilustração do estilo estórgico
  • O Estilo Lúdico
  • Ilustração do estilo lúdico
  • O Estilo Maníaco
  • Ilustração do estilo maníaco
  • O Estilo Pragmático
  • Ilustração do estilo pragmático
  • O Estilo Agápico
  • Ilustração do estilo agápico
  • A Teoria do Apego
  • A teoria psicobiológica
  • A teoria evolutiva…
  • Os relacionamentos amorosos interpessoais
  • O que é o flerte?
  • Comportamentos de simples flerte
  • Comportamentos de flerte complexo
  • Alguns princípios para se selecionar parceiros amorosos
  • Por que é importante selecionar bem parceiros amorosos?
  • Quais são esses princípios e qual é o princípio que provavelmente rege a minha seleção de parceiros amorosos?
  • Fatores que afetam a atração interpessoal
  • Os fatores que interferem diretamente na atração interpessoal são:
  • Timidez e Inibição
  • O que é a Timidez?
  • Vamos jogar agora um jogo. Ele se chama: VERDADEIRO OU FALSO
  • Preste muita atenção às regras: Leia atentamente cada afirmação; Depois da contagem do número 3, da seqüência: 1, 2,… Diga em voz alta: VERDADEIRO OU FALSO Vamos lá…
  • 1-) Timidez é sinônimo de introversão…
  • 2-) A timidez está ligada a dificuldades sexuais.
  • 3-) Uma pessoa tímida é alguém anti-social…
  • 4-) A timidez é uma doença!
  • 5-) A timidez é uma qualidade atraente para as pessoas.
  • 6-) Eu sou a única pessoa tímida que eu conheço!
  • 7-) Vou carregar comigo a timidez para o resto da minha pobre vida…
  • 8-) Apenas os extrovertidos são felizes…
  • 9-) A timidez está relacionada ao abuso de álcool e drogas.
  • 10-) Numa situação de flerte, ter uma química instantânea é um engano.
  • O Ciúme
  • Questionamentos
  • Concepções do ciúme do longo da história humana
  • Atualmente...
  • Tentativa de unificar o conceito proposta por G. White (1981).
  • Casamentos e a manutenção dos relacionamentos amorosos em andamento
  • Alguns questionamentos…
  • Uma introdução...
  • Solteiros, Casados...
  • Preste atenção aos seguintes casos
  • As contribuições de John Gottman para o estudo dos casamentos
  • Os estilos de casamento para Gottman
  • Casamentos e sua manutenção
  • Princípios para um casamento dar certo
  • Alguns comentários importantes:
  • O prognóstico do divórcio: atenção aos quatro cavaleiros…
  • Quatro estratégias para melhorar o seu relacionamento