Curso Online de AULA EXPOSITIVA: SUPERANDO O TRADICIONAL

Curso Online de AULA EXPOSITIVA: SUPERANDO O TRADICIONAL

Introdução A Trajetória da Aula Expositiva Signifigado da Aula Expositiva Veiculado nos Livros de Didática A Aula Expositiva...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 4 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Introdução

A Trajetória da Aula Expositiva

Signifigado da Aula Expositiva Veiculado nos Livros de Didática

A Aula Expositiva Dialógica

Considerações Finais

Bibliografia

Johnson Pontes de Moura Bolsista de Doutorado possui graduação em ENGENHARIA QUÍMICA pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Outubro de 2007). , atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem de transmissão de calor em alimentos submetidos a protótipos de energia alternativa(fogões solares); Estudo comparativo entre as formas de energias convencionais e não convencionais; Secadores solares. Cursei algumas disciplinas de Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande e também de pós-graduação no Curso de Licenciamento Ambiental on shore(PROMINP-PETROBRÁS). Lecionei na função de Professor Adjunto dos Departamentos de Engenharias Química e Mecânica da Faculdade de Aracruz e nesta instituição, participei da elaboração do projeto do curso de Pós-graduação Lato sensu em Gestão Ambiental(2008-2009). Também lecionei em Cursos de Pós-Graduação disciplinas na Área de Gestão da Produção em Petróleo e Gás (FACULDADE UNISAM-ES), Módulo de Geologia e Geofísica do Petróleo(FACULDADE UNISAM-ES) e de Didática do Ensino Superior (Curso de Pós-Graduação em Direito Processual Civil-FACULDADE DO VALE DO CRICARÉ-UNIVC-ES) e Módulo Metodologia do Trabalho Científico para os cursos de Pós em MBA em Gestão Empresarial Contemporânea e Gestão Ambiental(FACULDADE DO VALE DO CRICARÉ). Atuei como professor Substituto da Universidade Federal do Espírito Santo, lecionando as disciplinas de Química Instrumental e Química Geral para os cursos de Agronomia e Farmácia no CEUNES, em São Mateus/ES. (Texto informado pelo autor) Última atualização do currículo em 31/03/2010 Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1187343050007168



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

    aula expositiva: superando o tradicional

    metodologia do ensino superior

    21/4/2010

    professor m.sc.johnson pontes

  • SUMÁRIO

    sumário

    introdução

    a trajetória da aula expositiva

    signifigado da aula expositiva veiculado nos livros de didática

    a aula expositiva dialógica

    considerações finais

    bibliografia

    21/4/2010

    2

  • Introdução

    introdução

    21/4/2010

    3

    trabalho didático: definição das técnicas

    professor criativo: dinamização das atividades

    alternativas:

    a) variação das técnicas de ensino utilizadas e

    b) introdução de inovações nas técnicas já amplamente
    conhecidas e empregadas.

  • Introdução

    introdução

    21/4/2010

    4

    aula expositiva (ae) x modernas técnicas de ensino

    a ae ainda é capaz de produzir uma aprendizagem duradoura por parte dos alunos?

    apesar de tantas falhas apontadas, por que a aula expositiva ainda é utilizada?

    “mesmo sendo considerada tradicional, verbalista e autoritária ela poderá ser transformada em uma atividade dinâmica, participativa e estimuladora do pensamento crítico do aluno .”

  • A Trajetória da Aula Expositiva

    a trajetória da aula expositiva

    21/4/2010

    5

    desde os jesuítas a ae tem sido a prática pedagógica mais empregada pelos professores e preferida pelos alunos.

    até a década de 30: técnica de ensino mais adequada à transmissão de conhecimentos na sala de aula.

    meados da década de 30: surgimento da pedagogia nova, onde o aluno passa a ser o centro do processo de ensino e novas técnicas de ensino foram assimiladas pelos professores, que abandonaram a ae como atividade predominante na sala de aula.

  • A Trajetória da Aula Expositiva

    a trajetória da aula expositiva

    21/4/2010

    6

    década de 70: surgimento da pedagogia tecnicista, contrapondo-se a pedagogia nova, dando nova conotação a ae. fundamentada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade. valorização de atividades que promovam o parcelamento do trabalho pedagógico como a instrução programada, os módulos de ensino e o estudo por intermédio de fichas.

    década de 80: surgimento da pedagogia crítica, com uma política educacional humanista. deixa-se em plano secundário a preocupação dos professores com as técnicas de ensino. a ênfase na relação dialética entre educação e sociedade implica a adoção do método dialético na prática pedagógica. a ae, assim como as demais técnicas de ensino, passa a ser considerada como um meio para a reelaboração dos conteúdos transmitidos na escola.

  • A Trajetória da Aula Expositiva

    a trajetória da aula expositiva

    21/4/2010

    7

    a especificidade da ae nas diferentes tendências pedagógicas, entretanto, não significa que as características dessa técnica foram superadas. na prática da sala de aula o que se tem constatado é a adoção da ae com características tradicionais predominantes (atividade exclusiva do professor e passividade dos alunos). essa realidade, contudo, pode ser decorrência das contradições existentes entre a formação teórica do professor e as situações de trabalho encontradas nas instituições de ensino.

    segundo saviani (1983) as diferentes tendências continuam presentes no fazer docente dos educadores em geral. elas se interelacionam na prática de tal forma que um mesmo professor poderá apresentar, em diferentes momentos de seu trabalho, características de todas as tendências.

  • A Trajetória da Aula Expositiva

    a trajetória da aula expositiva

    21/4/2010

    8

    a utilização das técnicas de ensino, quando assimilada sem uma análise crítica, ocasiona uma prática pedagógica mecânica, onde predomina a relação autoritária do professor. no caso da ae o que se observa é a predominância de sua aplicação de forma mecânica, desvinculada de uma abordagem crítica e provocativa da participação do aluno.

    qual o significado da aula expositiva veiculado nas instituições formadoras de professores?
    que condições de trabalho são oferecidas ao professor?

    quem é o culpado pela aula mecânica?

    a) o aluno d) as instituições formadoras
    b) o professor e) nda
    c) as condições de trabalho

  • Significado da Aula Expositiva Veiculado nos Livros de Didática

    significado da aula expositiva veiculado nos livros de didática

    21/4/2010

    9

    a literatura didática conceitua ae como uma comunicação verbal estruturada, utilizada pelos professores com o objetivo de transmitir determinados conteúdos aos alunos.

    segundo matos (1976) é o procedimento de ensino onde o professor apresenta um assunto definindo-o, analisando-o e explicando-o.

    para nérici (1981) é uma apresentação oral de um tema lógicamente estruturado.

    carvalho (1974) e oliveira (1986) não apresentam uma conceituação da técnica, entretanto, se detém em especificar suas características para clarificar o seu significado.

    posições dos autores: ênfase na linguagem oral como recurso principal da ae e a observação de que a técnica é recomendável apenas para transmissão de assuntos predominantemente teóricos.

  • Significado da Aula Expositiva Veiculado nos Livros de Didática

    significado da aula expositiva veiculado nos livros de didática

    21/4/2010

    10

    é consenso estre os autores que a técnica mostra-se mais eficiente à medida que são atendidos os objetivos a que se propõe.

    segundo carvalho (1974) os objetivos são: introduzir um novo assunto do programa de ensino; permitir uma visão global e sintética de um assunto; apresentar e esclarecer conceitos básicos de determinada unidade de estudo; concluir estudos.

    segundo matos (1976) o objetivo da ae é somente conseguir que os alunos adquiram uma compreensão inicial, que é indispensável para a aprendizagem de um novo assunto.

    segundo nérici (1981) a ae objetiva economizar tempo quando há urgência em se apresentar um assunto, bem como possibilitar a transmissão de informações e experiências que ainda não tenham sido publicadas.

    segundo ramos (1981) a ae objetiva retomar aspéctos importantes do conteúdo, seja na conclusão de uma unidade de estudo ou no fechamento de assuntos estudados em grupo.

  • Significado da Aula Expositiva Veiculado nos Livros de Didática

    significado da aula expositiva veiculado nos livros de didática

    21/4/2010

    11

    é consenso entre os autores que as características de uma ae são: domínio do conteúdo por parte do professor; três etapas devem ser observadas na sua aplicação (introdução, desenvolvimento e conclusão) e a aula deve ser ilustrada com recursos didáticos que estimulem a atenção dos alunos.

    alguns autores deixam a entender que dependendo do grau de estruturação do conteúdo, questionamentos não são permitidos porque acabam por interferir na ordenação lógica das idéias do professor.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
  • SUMÁRIO
  • Introdução
  • A Trajetória da Aula Expositiva
  • Significado da Aula Expositiva Veiculado nos Livros de Didática
  • A Aula Expositiva Dialógica
  • Reflexões Sobre o Tema Estudado
  • Aula Expositiva: como superar o tradicional?
  • Um Nova Visão da Prática Pedagógica
  • O que o professor deve fazer para modificar sua prática?
  • Quais são as qualidades profissionais que o professor deve ter para ajudar os alunos a desenvolverem competências?
  • Considerações Finais
  • Bibliografia
  • OBRIGADO!!!