Curso Online de ESPECIALIZADO PARA CONDUTORES  DE VEÍCULOS DE  TRANSPORTE ESCOLAR

Curso Online de ESPECIALIZADO PARA CONDUTORES DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE ESCOLAR

Nos módulos, são abordados os seguintes temas: legislação de trânsito (que trata sobre temas, como legislação específica e normas sobre o...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 12 horas


Por: R$ 23,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Nos módulos, são abordados os seguintes temas: legislação de trânsito (que trata sobre temas, como legislação específica e normas sobre o transporte de produtos perigosos; responsabilidade dos condutores durante o transporte; documentação e simbologia sobre os produtos transportados; registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo; infrações e penalidades); direção defensiva; noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e prevenção de incêndio; e movimentação de produtos perigosos (que trata das classificações dos produtos, sua simbologia, reações químicas, regulamentações, efeitos de cada um sobre o meio ambiente, além do comportamento preventivo e dos procedimentos em caso de emergência).

Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tenho ainda Gradução em ciências e tecnologia com ênfase em tecnologia mecânica. Atualmente sou ministrante de cursos de manutenção, bombas e outras áreas ligadas a engenharia mecânica. Técnico em Segurança no trabalho pelo Instituto Federal do Rio grande do Norte. Presto Consultorias sobre manutenção e segurança no trabalho .



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • ESPECIALIZADO PARA CONDUTORES DE VEICULO DE TRANSPORTE ESCOLAR

  • Unidade 1 Documentação e sinalização segundo o CTB

  • O que você sabe sobre o tema?
    Você conhece as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)?
    Saberia citar os principais artigos relacionados ao transporte de passageiros?
    Quais são as categorias de sinalização definidas no Código?

  • O Código de Trânsito Brasileiro (CTB)
    O Brasil possui um conjunto de leis que regem e disciplinam o trânsito nas vias terrestres. A principal delas é a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além do CTB, existe a legislação complementar, as Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as Portarias do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e outras regulamentações estaduais e municipais.

  • Categorias de habilitação e veículos conduzidos

  • Documentação exigida para condutor e veículo
    É obrigatório o porte do documento de habilitação, apresentado no original e dentro da data de validade.

    Os condutores também deverão portar o comprovante de realização do Curso Especializado para esta categoria até ser emitida uma nova CNH, onde conste que ele está habilitado para esse transporte.

  • Documentação exigida para condutor e veículo
    Em relação à documentação do veículo, é obrigatório portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que comprova o recolhimento dos impostos, taxas e multas.

    Não é mais obrigatório portar os comprovantes de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

  • Sinalização viária
    Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:
    I - verticais;
    II - horizontais;
    III - dispositivos de sinalização auxiliar;
    IV - luminosos;
    V - sonoros;
    VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.

  • Sinalização Vertical
    Esse tipo de sinalização viária utiliza placas onde o meio de comunicação (sinal) está na posição vertical, fixada ao lado ou suspensa sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, por meio de legendas e/ou símbolos conhecidos e legalmente instituídos.

  • Sinalização Vertical
    a) Sinalização de Regulamentação
    b) Sinalização de Advertência
    c) Sinalização de Indicação

  • Sinalização Horizontal
    Utiliza linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias. Tem como funções:
    organizar o fluxo de veículos e pedestres;
    controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos;
    complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação. Em casos específicos, tem poder de regulamentação.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Nos módulos, são abordados os seguintes temas: legislação de trânsito (que trata sobre temas, como legislação específica e normas sobre o transporte de produtos perigosos; responsabilidade dos condutores durante o transporte; documentação e simbologia sobre os produtos transportados; registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo; infrações e penalidades); direção defensiva; noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e prevenção de incêndio; e movimentação de produtos perigosos (que trata das classificações dos produtos, sua simbologia, reações químicas, regulamentações, efeitos de cada um sobre o meio ambiente, além do comportamento preventivo e dos procedimentos em caso de emergência).