Curso Online de  teologia sistemática básico: 9ª matéria: escatologia

Curso Online de teologia sistemática básico: 9ª matéria: escatologia

ESTUDAREMOS,O QUE É ESCATOLOGIA,A SEGUNDA VINDA DE CRISTO,A TRIBULAÇÃO, O MILÊNIO,AS RESSUREIÇÕES E OS JULGAMENTOS.

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ESTUDAREMOS,O QUE É ESCATOLOGIA,A SEGUNDA VINDA DE CRISTO,A TRIBULAÇÃO, O MILÊNIO,AS RESSUREIÇÕES E OS JULGAMENTOS.

Licenciatura Plena em Letras/Inglesa (Letrólogo), pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança -(FAFIBE), no ano de 2015. 2003-2015 ? Igreja Católica Cargo: Coordenador, Palestrante e Formador do Grupo. ? 2013-2015 - Associação de Jovens e Adolescentes Paraíso Cargo: Voluntário como elaborador de ofícios e projetos. 2011-2015 ? Plataforma de Ensino à Distância, EAD, Buzzero.com Cargo: Autor de Cursos da Língua Portuguesa, Informatica e Religiosos. ? 2010-2015 - Autônomo Serviços gerais na operação de computador e Reforço de Informática Básica. 2012-2013 ? E.M.E.F. Rogério Ribeiro Monteiro/ 2013-2014 ? E.M.E.F. Geralda Bonifácio Rodrigues/ 2014-2015 E.M.E.F. Francisco Higino Filho Cargo: Professor de Jovens e Adultos e professor complementar no ensino regular do 2º ao 5º ano do ensino fundamental I.



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  • ESCATOLOGIA: A DOUTRINA DA ULTIMAS COISAS

    escatologia: a doutrina da ultimas coisas

    escatologia significa doutrina das últimas coisas e, portanto, tem como escopo o estudo das profecias concernentes ao fim desta era e a volta de cristo.
     

  • I. A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

    i. a segunda vinda de cristo

    a) sua realidade: já no tempo dos apóstolos a segunda vinda de cristo era negada (iipe.3:4), e ainda hoje encontramos pessoas que negam a realidade desta doutrina. por isso é necessário demonstrar, pelas escrituras, a sua realidade. ela é estabelecida por vários testemunhos bíblicos:
    1) pelo testemunho dos profetas (zc.14:3-5; ml.3:1; ez.21:26,27).
    2) pelo testemunho de joão batista (lc.3:3-6).
    3) pelo testemunho de cristo (jo.14:2,3).
    4) pelo testemunho dos anjos (at.1:11).

  • 5) pelo testemunho dos apóstolos (mc.13:26; lc.21:27; ijo.3:1-3; tg.5:7; ipe.1:7,13; its.4:13-18; hb.9:27).
    b) a natureza da segunda vinda:
    1) não é espiritual:
    a) como a vinda do espírito santo no pentecostes.
    b) como na conversão do pecador.
    c) como na conversão do mundo, pela expansão do cristianismo (lc.18:8; iits.2:13-12; itm.4:1; lc.17:26-30).

  • 2) é literal:
    a) pessoal e corporal: a parousia indica presença pessoal (at.1:11; its.4:14-17). a palavra parousia é usada nas seguintes passagens: (mt.24:3,27,37,39; ico.1:8;15:23; its.2:19; its.3:13;4:15;5:23; iits.2:1; tg.5:7; iipe.1:16;3:4,12; ijo.2:28; e nas seguintes passagens referindo-se a homens: (ico.16:17; fp.2:12; iico.10:10).
    b) visível: a apokalupsis indica a visibilidade da vinda do senhor
    (ap.1:7,9-11; mt.24:26,27,30; lc.21:27; tt.2:13; ijo.3:2,3; is.52:8; os.5:15).

  • o termo apokalupsis é usado nas seguintes passagens: (rm.8:19; iits.1:7; ipe.1:7,13;4:13).
    obs.: o termo epiphaneia (aparição, manifestação) é usado tanto para o primeiro advento (iitm.1:10), como para o segundo (iits.2:8; itm.6:14; iitm.4:1,8; tt.2:13).
    3) é súbita (ap.22:7,12,20; mt.24:27).
    4) é iminente, do ponto de vista profético (tt.2:13; hb.9:28; its.1:9,10; rm.13:11).
    5) é próxima, do ponto de vista histórico (lc.21:28; mt.16:3;24:33;24:3).
    6) em duas fases (sf.2:3).
    a) a primeira fase: o arrebatamento da igreja, nos ares (its.4:16,17; jo.14:3); a parousia..
    b) a segunda fase: a revelação ao mundo, na terra (iits.1:7-9;2:7,8; cl.3:4; ap.1:7; jl.3:11; its.3:11; zc.14:4,5; jd.14).
    7) analogias: há na bíblia algumas analogias interessantes a estes dois aspectos da segunda vinda.

  • a) davi: a volta de davi da outra banda do jordão depois de abraão e seus seguidores terem sido derrotados, a ida de judá ao seu encontro, e a volta dos dois juntos para jesuralém (iism.19:10-15,40; iism.20:1-3).
    b) joiada: a revelação particular de joiada aos capitães e aos cários, e sua revelação pública um pouco mais tarde (iirs.11:4-12).
    c) pedro: o encontro de pedro com jesus, andando sobre as águas. pedro foi até ele, e os dois voltaram juntos para o barco (mt.14:22-34).
    d) paulo: quando paulo aproximou-se de roma, os irmãos foram ao seu encontro e todos voltaram juntos para a capital (at.18:15,16).

  • e) isaque: o encontro de isaque com rebeca (gn.24). neste trecho abraão é um tipo de um rei que faria o casamento de seu filho (mt.22:2). o servo anônimo um tipo do espirito santo, que não fala de si mesmo mas das coisas do noivo para conquistar a noiva (jo.16:13,14), e que enriquece a noiva com presentes do noivo (ico.12:7-11; gl.5:22-23), e que traz a noiva ao encontro do noivo (at.13:4;16:6-7; rm.8:11; its.4:14-17). rebeca é um tipo da igreja, a virgem noiva de cristo (gn.24:16; iico.11:2; ef.5:25-32). isaque, um tipo do noivo, a quem não havendo visto, a noiva ama através do testemunho do servo anônimo (ipe.1:8), e que sai ao encontro de sua noiva para recebê-la (gn.24:63; its.4:14-17). estes incidentes não provam a teoria, mas ilustram a dupla natureza da volta de cristo.
    8) pré-tribulacional: a primeira fase (ap.3:10).

  • 9) pré-milenista: a primeira e segunda fase (iitm.2:12).
    c) os sinais precedentes da segunda vinda:
    1) sinais nos céus (lc.21:25a).
    2) sinais na terra (lc.21:25b; mt.19:28;24:6-8).
    a) terremotos (mt.24:7).
    b) pestes (mt.24:7).
    c) guerras e fome (mt.24:7).
    d) progresso científico (dn.12:4; na.2:4).
    e) apostasia (itm.4:1; iitm.4:1-4; iipe.2:1,2).
    f) tempos difíceis (iitm.3:1-5; tg.5:1-8).

  • II. A TRIBULAÇÃO

    ii. a tribulação

    imediatamente após o arrebatamento da igreja inicia-se um período de tempo, na terra, que a bíblia chama de tribulação.
    a) tipos de tribulação: os teólogos se dividem em três diferentes correntes
    1) mid-tribulacionistas: os defensores desta opinião acreditam que a igreja vai passar pela primeira metade da tribulação, e será arrebatada no meio (mid) dos dois períodos de três anos e meio cada. seus defensores citam at.14:22 para fundamentar esta opinião.
    2) pós-tribulacionistas: estes acreditam que a igreja passará por todo o período da tribulação, e será arrebatada apenas após a tribulação, por ocasião da segunda vinda de cristo. eles não distinguem a segunda vinda em duas fases.
    3) pré-tribulacionistas: os defensores desta doutrina acreditam que a igreja não passará pela tribulação, pois será arrebatada antes que ela se inicie(ap.3:10; rm.5:9; its.1:10;5:9)

  • b) o período da tribulação: segundo as escrituras o período da tribulação é de sete anos, um período que será abreviado por causa dos eleitos (mt.24:22).
    1) identificado com a 70 semana: a tribulação é também chamada de septuagésima semana de daniel. deus revelou a daniel que 70 semanas de anos (ez.4:5,6; gn.29:27; lv.25:8; dn.9:2,24) estavam determinada sobre israel. estas 70 semanas inciaram-se com a volta de neemias e com a reconstrução dos muros e da cidade de jerusalém (dn.9:25; ne.2:1-8). o sacrifício de cristo na cruz ocorreu depois da 69 semana (dn.9:25), bem como a destruição de jerusalém em 70 d.c. a última semana, ou seja a septuagésima, mencionada em dn.9:27, ainda não se cumpriu, demonstrando que há uma quebra na sucessão das semanas, por um período de tempo indeterminado, entre a 69 e a 70 semana, período este reservado para os gentios (lc.21:24).

  • 2) dividido em dois períodos: esta última semana divide-se em dois períodos de três anos e meio cada um.
    a) anos: a expressão "um tempo, tempos e metade de um tempo" (dn.7:25;12:7; ap.12:14) se refere a "um ano, dois anos e metade de um ano", o que eqüivale a "três anos e meio".
    b) meses: este período de três anos e meio eqüivale ao período de "quarenta e dois meses" mencionado na bíblia (ap.11:2;13:5).
    c) dias: o mesmo período também identificado na bíblia por dias: "1.260 dias" (ap.11:3;12:6; dn.12:11,12).


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