Curso Online de Arqueologia Bíblica
2 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Arqueologia Bíblica

É um curso completo com carga horária exaustiva e excelente ferramenta de conhecimento bíblico arqueológico. Ideal para quem precisa daqu...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas

Por: R$ 25,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

É um curso completo com carga horária exaustiva e excelente ferramenta de conhecimento bíblico arqueológico. Ideal para quem precisa daquelas horas de atividade complementar no curso teológico, faculdade, ou pós!

Formado em teologia pela FAECAD Faculdade de ciências, tecnologia e biotecnologia das Assembleias de Deus, Pastor e Vice Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Quitungo RJ, devidamente regulamentado pela CEADER e pela CGADB.


- E Zequiel Fernandes De J Frias

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • ARQUEOLOGIA BÍBLICA

    ARQUEOLOGIA BÍBLICA

    PROVAS ARQUEOLÓGICAS SOBRE A EXISTÊNCIA DE MOISÉS E DO SEU PENTATEUCO

  • SUMÁRIO

    SUMÁRIO

      Introdução

    Origens

    Israel em Moabe

    De boca em boca

    A tradição oral

    A escrita primitiva

    Cuneiforme
    Hieroglífica

  • SUMÁRIO

    SUMÁRIO

    O propósito da Torá

    O Pentateuco como fonte histórica

    Moisés como autor

    Gênesis
    Êxodo
    Levítico
    Números
    Deuteronômio

  • SUMÁRIO

    SUMÁRIO

     
    O Êxodo: Nascimento de uma Nação

    O significado do êxodo
     
    A localização histórica do êxodo

    A rota do êxodo

    A data do êxodo

    Evidência bíblica interna

    As evidências a favor de uma data recente

    A data e a duração do cativeiro egípcio

    O problema

  • SUMÁRIO

    SUMÁRIO

    Evidências a favor de um longo cativeiro no Egito

    Evidências a favor de uma curta peregrinação no Egito

    Cronologia dos patriarcas

    A jornada no deserto

    Do mar de Juncos até o Sinai

    A aliança do Sinai

  • SUMÁRIO

    SUMÁRIO

    Recriando o passado

    Novas abordagens

    Esclarecendo o Antigo Testamento

    Templo de Salomão

    Produção de Azeite de oliva

    Inscrições

    Conclusão

  • INTRODUÇÃO

    INTRODUÇÃO

    Qualquer tarefa científica deve partir de um conjunto de afirmativas, sem se importar quão especulativas sejam. Tornando assim o empreendimento viável e racional. Este fato é especialmente verdadeiro quanto à história escrita, mais que a maioria das disciplinas, uma vez que os acontecimentos ecoam no passado, que sua veracidade e significado podem ser reconstruídos (mesmo que parcialmente), e que é possível integrá-los e sintetizá-los em algum tipo de construção que seja crível e bem entendida.

  • INTRODUÇÃO

    INTRODUÇÃO

    Quando a história é a narrativa de um povo completamente envolto em literatura sagrada, a natureza da tarefa torna-se ainda mais complexa, e as afirmativas muito mais proféticas. A visão que o pesquisador tiver da integridade e autoridade daquela literatura influenciará a forma como irá trabalhar com tais materiais, sem falar dos procedimentos metodológicos e de suas conclusões. O nível de respeito que os historiadores têm pelas Escrituras afetará sensivelmente a maneira como empreenderão sua tarefa. O cético contemplará as fontes como nada mais que uma coleção de mitos, fábulas, lendas, poesia e outros gêneros, que possuem credibilidade relativa e serviram apenas como veículo de transmissão das tradições antigas. Os crentes, por outro lado, saberão que têm em suas mãos uma obra completamente peculiar, um livro que é a própria revelação divina. Assim, não é possível aproximar-se desta literatura da mesma forma como se faz com outros textos antigos. Referimo-nos a ela como a palavra de Deus, aceitando sua autoridade e dignidade como fonte histórica de inigualável valor.

  • INTRODUÇÃO

    INTRODUÇÃO

    Um dos fatores de maior influência para uma grande visão do Antigo Testamento, isto é, a visão de que ele é a própria Palavra de Deus revelada aos homens, é a sua inerrância. Enquanto a maioria dos estudiosos evangélicos conservadores admitem que esta inerrância pertença exclusivamente ao autografa, os textos originais, também afirmam que o Antigo Testamento em sua forma primitiva é completamente inerrante. Isto significa que ele não apenas é teologicamente livre de erros, mas também que trata acertadamente e com autoridade de assuntos relacionados às ciências e história, sempre que seja seu propósito fazê-lo.

  • INTRODUÇÃO

    INTRODUÇÃO

    Embora possa haver alguma evidência de que Moisés utilizou alguns documentos para compor o livro de Gênesis – as chamadas toledot (“genealogias”) – a existência desses documentos é completamente sem comprovação. Consequentemente, isto sugere que, ou ele dependeu exclusivamente da infalível e inquebrável tradição oral (que cobria milhares de anos), ou recebeu as informações por revelação direta. A segunda hipótese obviamente é rejeitada pela maioria dos estudiosos, ao passo que a sugestão da tradição oral é relativamente aceita. O oriente próximo testifica abundantemente acerca do uso de tradições orais, embora não do mesmo nível ou com a mesma integridade implicada no caso de Gênesis.

  • ORIGENS

    ORIGENS

    Origens
     
    Israel em Moabe
     
    Ao término do século quinze a.C., uma multidão de pessoas conhecida como Israel – uma raça exclusiva entre todas as nações – reuniu-se nas planícies de Moabe momentos antes da invasão e conquista de Canaã, que se daria diretamente ao ocidente e através do Rio Jordão. Moisés, que foi por mais de quarenta anos o seu venerado líder, estava prestes a morrer, e já tinha transferido as rédeas de autoridade a seu jovem assistente Josué. Esse foi um momento totalmente singular. O Israel que anteriormente não passava de um povo escravizado e desorganizado foi miraculosamente libertado do domínio da mais poderosa nação da terra, o Egito, e encontrou-se com Jeová, Deus do céu e da terra, no Sinai. Lá eles entraram numa aliança com Ele e foram feitos seus servos e povo de propriedade exclusiva. Agora, após um intervalo de quarenta anos, eles chegaram a leste de Jericó, estando prestes a entrar na sua terra e futuro lar, a Canaã que o Deus da aliança lhes prometera.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 25,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • ARQUEOLOGIA BÍBLICA
  • SUMÁRIO
  • INTRODUÇÃO
  • ORIGENS
  • TRADIÇÃO ORAL
  • A ESCRITA PRIMITIVA
  • ESCRITA PRIMITIVA
  • A ESCRITA PRIMITIVA
  • O PROPÓSITO DA TORÁ
  • O PENTATEUCO COMO FONTE HISTÓRICA
  • MOISÉS COMO AUTOR
  • O ÊXODO: NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO
  • Recriando o passado
  • Conclusão