Curso Online de Curso Médio de Teologia
4 estrelas 29 alunos avaliaram

Curso Online de Curso Médio de Teologia

Este curso é um complemento ao curso básico em teologia em suas duas partes anteriores.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Este curso é um complemento ao curso básico em teologia em suas duas partes anteriores.

Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e Filosofia Nacional(FATEFINA) Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Evangélica Cristo Rei(FECR) Ex-Professor da rede particular e pública de ensino. Mestre em Ciências da Religião pela Faculdade de Teologia e Filosofia Nacional(FATEFINA) Especialista em Educação pela Universidade Estadual da Paraíba(UEPB) Graduando em Biomedicina pela Faculdade Santa Emília de Rodat/UNIESP (PB) Técnico Administrativo no Governo do Estado da Paraíba.


- Rogerio Nunes Almeida

"Obs, mudei de curso estou o basico de teologia, mas se valer o comentario estou gostando muito, a linguagem e de facil interpletação e bem detalhada."

- Paulo Angelo Zanchettin

"Exelente, avolio este curso desta forma pois te um coteúda muito bom mesmo sinceramente estou satisfeito com o Buzzero é uma exlelente fonte de aprendizado e vou aproveitar bastante. Obrigado mesmo."

- Alandervoi L. De Sousa

- Aparecido César Vieira

- Uilson Sousa Pinho

"bom"

- Alexandre Cézar Cunha Da Silva

"ótimo porque bom é muito pouco."

- Orestes Stefani

"muito bom quero saber mais"

- Saulo Batista Neres

"muito bom!"

- Euzeni Almeida Luz Da Silva

"Foi de suma importancia para minha vida este curso, aprendi bastante. Parabens, Tania"

- TÂnia De Sousa Barbosa Silva

"GOSTEI MUITO DO CURSO, REALMENTE É EXCELENTE! http://fitoterapiac10.blogspot.com.br/"

- Claudio Cerqueira

- Valdecir Fiuza Dos Santos

- JosÉ Francisco De Oliveira

"MARAVILHA. DEPOIS DEVULGAREI PARA OS DEMAIS IRMÃO QUE DEUS OS ABENÇOE."

- JosÉ Claudio Pereira Da Silva

"Foi de suma importancia para minha vida este curso, aprendi bastante. Parabens, Tania"

- TÂnia De Sousa Barbosa Silva

- Marcelo Da Silva Santos

"não e dificil e otimo eu gostei eu li muito rapido agora vou repassar a leitura novamente"

- Luiz Carlos Fonseca Dias

- Geraldo Calasans Da Silva

- Claudio Donizetti Mendes

"Muito bom curso recomendável a quem deseja ampliar os conhecimentos bíblicos."

- Osvaldo Antonio Dos Santos

"para o nivel médio o curso é adequado."

- Darvin Machado Dos Santos

"Maria de Fátima de Lima Silva, nuito bom, só achei as matérias muito resumidas."

- Maria De Fátima De Lima Silva

- Tiago Dos Santos

"Maria de Fátima de Lima Silva, nuito bom, só achei as matérias muito resumidas."

- Maria De Fátima De Lima Silva

"acho que poderia ter uma avaliação do aluno Deus os abençoe"

- Alexandre Caetano Da Silva

- Ronaldo Coelho Costa

"conteúdo superficial"

- Herbet Basilio Dos Santos

"FOI BOM EU TER FEITO ESTE CURSO, CONTUDO, PERCEBI QUE FOGE UM POUCO DA REALIDADE DOS CURSOS MÉDIOS DE TEOLOGIA. COMO POR EXEMPLO: NÃO TEM TEONTOGIA, PARACLESOLOGIA, ECLESILOGIA,E OUTROS QUE SÃO NECESSÁRIAS PARA A GRADE. ALÉM, DE QUE UM CURSO MÉDIA TEM PELO MENOS 360 HORAS. O CURSO NÃO CONTÉM TEOLOGIA, SÓ ESTUDO BÍBLICO!"

- Gerson Mota De Alencar

"Muito fraco !Conteudo abaixo de qualquer escola dominical !"

- Garcia

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Curso Médio de Teologia

    curso médio de teologia

    autor : anderson m. de carvalho
    andersoncristina@ibest.com.br

  • O Pentateuco

    o pentateuco

    do grego, "os cinco rolos", o pentateuco é composto pelos cinco primeiros livros da bíblia. entre os judeus é chamado de torá, uma palavra da língua hebraica com significado associado ao ensinamento, instrução, ou especialmente lei, uma referência à primeira secção do tanakh, i.e., os primeiros cinco livros da bíblia hebraica, atribuído a moisés. os judeus também usam a palavra torá num sentido mais amplo, para referir o ensinamento judeu através da história como um todo. neste sentido, o termo abrange todo o tanakh, o mishnah, o talmud e a literatura midrash. em seu sentido mais amplo, os judeus usam a palavra torá para referir-se a todo e qualquer tipo de ensino ou filosofia.

  • a teologia tradicional atribui a autoria a moisés, entretanto existem outras teorias. a edição pastoral da bíblia sustenta que o pentateuco tem origem na tradição oral e foi escrito durante seis séculos, reformulando, adaptando e atualizando tradições antigas e criando novas.
    julius wellhausen (1844-1918) sustenta que o pentateuco é uma obra redacional, composta de quatro diferentes tradições (documentos): a javista com textos compostos na época da monarquia (950 ac), a eloísta com textos posteriores ao ano 750 ac, a deuteronomista com textos escritos aproximadamente no ano 600 ac e a sacerdotal com textos escritos no exílio babilônico (por volta do ano 500 ac)

  • Livros do pentateuco (ou Torá)

    livros do pentateuco (ou torá)

    gênesis
    primeiro livro da bíblia. narra acontecimentos, desde a criação do mundo, na perspectiva judaica (o chamado "relato do gênesis"), passando pelos patriarcas hebreus, até à fixação deste povo no egito, depois da história de josé. gênesis é o inicio, é o principio da criação dos céus, da terra, da humanidade e de tudo quanto existe vida, todos os seres. escrito por moisés. esse foi o livro que deus soprou aos ouvidos de moisés, que nos fala da perfeição da sua criação de seus feitos das coisas do qual nos deu o conhecimento isso sabemos que deus foi o criador dos céus fala sobre noé homem que seguindo sua instrução enviada por deus

  • Êxodo

    êxodo

    o livro conta a história da saída do povo de israel do egito, onde foram escravos durante 400 anos. narra o nascimento, a vida e o ministério de moisés diante do povo de israel, bem como o estabelecimento da lei e a construção do tabernáculo. mostra o início de um relacionamento entre o povo recém-saído do egito e deus através de uma aliança proposta pelo próprio deus. é a organização do judaísmo.
    como moisés escreveu sobre o inicio da criação se ele nem era nascido? resposta: por meio da comunicação oral, informações passadas de pai pra filho, e recebeu revelações de deus.

  • Levítico

    levítico

    basicamente é um livro teocrático, isto é, tem caráter legislativo; apresenta em seu texto o ritual dos sacrifícios, as normas que diferenciam o puro do impuro, a lei da santidade e o calendário religioso entre outras normas e legislações que regulariam a religião.

  • Números

    números

    este livro é de interesse histórico, pois fornece detalhes acerca da rota dos israelitas no deserto e de seus principais acampamentos. pode ser dividido em três partes:
    o recenseamento do povo no sinai e os preparativos para retomar a marcha (1-10:10). o capítulo 6 relata o voto de nazireu.
    a história da jornada do sinai até moabe, o envio dos espiões e o relato que fizeram, e as murmurações (oito vezes) do povo contra as dificuldades do caminho (10:11-21:20).
    os eventos na planície de moabe, antes da travessia do jordão (21:21-cap 36).

  • Deuteronômio

    deuteronômio

    contém os discursos de moisés ao povo, no deserto, durante seu êxodo do egito à terra prometida por deus. os discursos contidos nesse livro, em geral, reforçam a idéia de que servir a deus não é apenas seguir sua lei. o título provém do grego e quer dizer: segunda lei, ou melhor, repetição da lei. em êxodo, levítico e números, as leis foram dadas, conforme a necessidade da ocasião, a um povo acampado no deserto. em deuteronômio, essas leis foram repetidas a uma geração que, dentro em breve, moraria nas casas, vilas e cidades da terra prometida.

  • Livros históricos do Antigo Testamento  

    livros históricos do antigo testamento  

    maior parte do antigo testamento é formada por livros que os teólogos classificam sob a denominação de livros históricos, pois eles contém relatos que vão desde a conquista da terra prometida até quase a época do novo testamento, cabendo ressaltar que tais livros não se reduzem apenas a relatos cronísticos de fatos, pois contém uma interpretação dos acontecimentos a partir da fé, sendo possível dividi-los em quatro grupos:
    1. obra histórica deuteronomista - josué, juízes, i samuel, ii samuel, i reis, ii reis: contém um relato mais ou menos contínuo, apresentando a história do povo de deus desde a conquista da terra prometida até o exílio na babilônia. tais livros enfatizam que a situação vivida depende da atitude que o povo toma na aliança com deus, sendo que quando há fidelidade, deus concede a bênção, mas quando há infidelidade, o povo atrai para si mesmo a maldição.

  • 2. história do cronista - i crônicas, ii crônicas, que a septuaginta e a vulgata chamam de paralipômenos, relatam coisas que foram deixadas de lado no relato contido em reis e samuel, ou seja são uma espécie de complemento. livro de esdras e neemias relatam o tempo do pós-exílio babilônico até meados do séc. iii ac. o objetivo principal destes dois últimos livros é fundamentar e organizar a comunidade depois do exílio na babilônia.
    3. rute, tobias, judite, ester. mais do que história propriamente dita, esses livros são narrativas. sua intenção é apresentar modelos particulares de vivência e aplicação da fé dentro de situações difíceis, principalmente as enfrentadas pelos judeus fora de sua terra.
    4. i macabeus e ii macabeus - relatam a resistência heróica de um grupo de judeus diante da dominação helenista que ameaçava destruir a identidade cultural e religiosa da comunidade judaica.
    cabe observar que tobias, judite, i macabeus e ii macabeus são livros deuterocanônicos, ou seja, não são aceitos pelas igrejas que adotam a bíblia proposta por lutero.

  • Os Livros poéticos e sapienciais

    os livros poéticos e sapienciais

    os livros poéticos e sapienciais do antigo testamento são: jó, salmos, provérbios, eclesiastes, cântico dos cânticos, sabedoria e eclesiástico. foram escritos, em sua maioria, em linguagem poética, fazendo uso de metáforas, e têm um caráter de ensinamento sobre a sabedoria. eclesiástico e sabedoria, são deuterocanônicos, e por isso não constam na bíblia protestante, embora estejam presentes na bíblia católica. esses livros apresentam a sabedoria e a espiritualidade de israel.
    em israel, a sabedoria não é a cultura conseguida graças à acumulação de conhecimentos, mas o bom senso e o discernimento das situações, adquiridos através da meditação e reflexão sobre a experiência concreta da vida. trata-se de algo que se aprende na prática e que leva à arte de viver bem. assim, nos livros sapienciais encontramos reflexões que brotam dos muitos problemas que povoam o dia-a-dia da vida de qualquer pessoa que busca o caminho da realização e felicidade.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Curso Médio de Teologia
  • O Pentateuco
  • Livros do pentateuco (ou Torá)
  • Êxodo
  • Levítico
  • Números
  • Deuteronômio
  • Livros históricos do Antigo Testamento  
  • Os Livros poéticos e sapienciais
  • Os Livros Proféticos
  • Evangelhos Sinópticos(de mesma visão)
  • João - O evangelho universal
  • Atos dos apóstolos
  • Principais acontecimentos
  • Estabelecimento da Igreja
  • As primeiras perseguições e a expansão da fé cristã
  • O Evangelho chega aos gentios
  • Concílio de Jerusalém
  • A segunda viagem missionária de Paulo
  • 3ª Viagem Missionária de Paulo e Viagem a Roma
  • A prisão de Paulo
  • A viagem de Paulo a Roma
  • Epístolas Paulinas
  • O livro do Apocalipse
  • Interpretações
  • Número da Besta
  • VISÃO GERAL
  • DIVISÕES DA BÍBLIA:
  • Divisões do Novo Testamento: