Curso Online de O FOCO HISTÓRICO E TEOLÓGICOS DO PENTATEUCO

Curso Online de O FOCO HISTÓRICO E TEOLÓGICOS DO PENTATEUCO

Do grego, "os cinco rolos", o pentateuco é composto pelos cinco primeiros livros da Bíblia. Entre os judeus é chamado de Torá, uma palavr...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Do grego, "os cinco rolos", o pentateuco é composto pelos cinco primeiros livros da Bíblia. Entre os judeus é chamado de Torá, uma palavra da língua hebraica com significado associado ao ensinamento, instrução, ou especialmente Lei, uma referência à primeira secção do Tanakh, i.e., os primeiros cinco livros da Bíblia Hebraica, atribuído a Moisés. Os judeus também usam a palavra Torá num sentido mais amplo, para referir o ensinamento judeu através da história como um todo. Neste sentido, o termo abrange todo o Tanakh, o Mishnah, o Talmud e a literatura midrash. Em seu sentido mais amplo, os judeus usam a palavra Torá para referir-se a todo e qualquer tipo de ensino ou filosofia.

Me chamo Luiz Carlos Ferreira Nascimento. Tenho Licenciatura em Filosofia, Bacharelado em Teologia e Especialização em Docência do Ensino Superior. Sou professor de Filosofia, Sociologia na rede Estadual de ensino, de Filosofia e Ensino Religioso na rede particular e Professor de Filosofia da Educação na rede particular a nível Superior. Faço parte do grupo de estudos sobre a Fenomenologia e Existencialismo tendo em vista projeto de Mestrado.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • pentateuco

    torah

  • NOME E DIVISÕES DO PENTANTEUCO

    nome e divisões do pentanteuco

    pentateuco é o nome pelo qual, tradicionalmente, se conhece o grupo dos cinco primeiros livros do antigo testamento. trata-se de uma palavra de origem grega que pode ser traduzida por "cinco estojos", fazendo referência aos estojos (caixas ou vasilhas) onde, na antigüidade, se guardavam e protegiam da deterioração os rolos de papiro ou de pergaminho utilizados como material de escrita.

  • NOME E DIVISÕES DO PENTANTEUCO

    nome e divisões do pentanteuco

    os judeus designam esses livros com o título genérico de torah, termo hebraico que, apesar de ter sido traduzido de forma habitual por "lei", na realidade, tem um significado mais amplo. torah, de fato, inclui o conceito de "lei" e, até com maior propriedade, os de "guiar", "dirigir", "instruir" ou "ensinar" (cf. dt 31,9).

  • NOME E DIVISÕES DO PENTANTEUCO

    nome e divisões do pentanteuco

    o pentateuco, ainda que se apresente dividido nos referidos cinco primeiros livros da bíblia, constitui, na realidade, uma unidade essencial. a divisão corresponde a uma época já remota: encontra-se na tradução grega do antigo testamento, a chamada septuaginta ou versão dos setenta, que data do séc. iii a.c. (ver a introdução ao antigo testamento). a causa da separação dos livros foi a dificuldade de dispor o texto completo de todos eles em um único rolo, o que seria impraticável por causa do volume excessivo.

  • NOME E DIVISÕES DO PENTANTEUCO

    nome e divisões do pentanteuco

    os nomes de origem grega adotados pela igreja cristã greco-latina como títulos desses cinco livros são os mesmos com que foram designados na septuaginta. correspondem respectivamente ao conteúdo de cada um dos textos e consideram cada caso ao destacar um determinado fato ou assunto assim, gênesis significa "origem" êxodo, "saída" levítico, "relativo aos levitas" números, "conta" ou "censo" deuteronômio, "segunda lei"

  • NOME E DIVISÕES DO PENTANTEUCO

    nome e divisões do pentanteuco

    quanto à tradição hebraica, limita-se, em geral, à norma de intitular os livros com alguma das suas palavras iniciais: ao primeiro chama de bereshit (no princípio) ao segundo, shemoth (nomes) ao terceiro, wayiqrá (e ele chamou) ao quarto, bemidbar (no deserto) e, ao quinto, debarim (palavras).

  • PENTATEUCO E A HISTÓRIA

    pentateuco e a história

    característica: alternância de seções narrativas com outras instrutivas e regulamentadora tanto na ordem ética pessoa, social e religiosa, especialmente;
    no gênesis e até o cap. 19 de êxodo, predomina o gênero narrativo; aqui os relatos se entrelaçam uns aos outros, esporadicamente interrompidos por passagens de caráter normativo (p. ex., gn 9.6 17.9-14 êx 12.1-20). de êx 20 em diante prevalecem os textos destinados a estabelecer as normas e disposições nas quais deus revela o que quer e espera do seu povo.

  • PENTATEUCO E A HISTÓRIA

    pentateuco e a história

    dessa maneira, desde o impressionante pano de fundo de uma epopéia que vai da criação do mundo à morte de moisés (dt 34.12), o pentateuco mostra-se como o depósito da vontade de deus manifestada na forma de ensinamentos, mandamentos e leis, cujo objetivo primordial é configurar um povo santo, que seja portador fiel perante o resto da humanidade da oferta divina de salvação universal.

  • FORMAÇÃO DO PENTATEUCO

    formação do pentateuco

    uma obra complexa, extensa e de grande valor religioso e cultural como o pentateuco manifesta uma série de particularidades estilísticas, literárias e temáticas que se deve levar em consideração ao se estudar o processo da sua formação.
    em primeiro lugar, há certos textos bíblicos que revelam a existência de fontes anteriores ao próprio pentateuco, como, p. ex., o chamado livro das guerras do senhor, expressamente citado em nm 21.14.

  • FORMAÇÃO DO PENTATEUCO

    formação do pentateuco

    em segundo lugar, achamo-nos diante de uma obra literária rica em conteúdo e complexa em composição, que freqüentemente deixa perceber o eco de diversas etapas e distintos narradores.

  • FORMAÇÃO DO PENTATEUCO

    formação do pentateuco

    assim ocorre com as variantes registradas nos dois textos do decálogo (êx 20.1-17 dt 5.1-21) ou com as quatro apresentações do catálogo de grandes festas religiosas israelitas (êx 23 34 lv 23 dt 16) ou com certas histórias, como a da despedida de agar e ismael (gn 16 21.8-21) ou com o ocultamento da condição de esposa nos casos de sara e rebeca (gn 12.10-20 20.1-18 26.6-14).
    cada uma dessas narrações oferece detalhes próprios, que a singularizam e a fazem aparecer como relato original e não como mera repetição de um texto paralelo.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • NOME E DIVISÕES DO PENTANTEUCO
  • PENTATEUCO E A HISTÓRIA
  • FORMAÇÃO DO PENTATEUCO
  • AUTORIA DO PENTATEUCO
  • NOMES DIVINOS
  • LINGUAGEM E ESTILO
  • DUPLICAÇÃO
  • VARIAÇÕES NA LEI
  • SUSTENTAÇÃO