Curso Online de Introdução à Engenharia Civil
4 estrelas 5 alunos avaliaram

Curso Online de Introdução à Engenharia Civil

A importância da Engenharia Civil é tão grande que se torna praticamente impossível pensar o mundo sem a sua presença. Imagine o desenvol...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 15 horas

Por: R$ 23,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A importância da Engenharia Civil é tão grande que se torna praticamente impossível pensar o mundo sem a sua presença. Imagine o desenvolvimento de uma cidade sem a sua intervenção, ela certamente se reduziria a um amontoado de barracos isolados, sem comunicação, energia ou sistema de água e esgoto, sem acessos adequados e até mesmo sem funcionalidade, seria um caos. Este curso tem por objetivo apresentar a história da Engenharia Civil, verificar as principais vantagens de ser um Engenheiro Civil, quais as principais atividades envolvidas na área, quais são seus principais desafios, verificar seus principais regulamentos, as especialidades da profissão e apresentar conceitos importantes como: sustentabilidade na construção civil, interpretação de projetos, viabilidade técnica de projetos, orçamentos e planejamento na construção civil. este contém material complementar para baixar em PDF.


Engenheiro Civil, graduado na Universidade Federal do Ceará (UFC) no ano de 2005, com pós-graduação Lato Sensu no Curso de Gestão e Direito de Trânsito na FALC, curso de extensão universitária em Meio Ambiente, curso de extensão universitária em Higiene e Segurança do Trabalho, curso de extensão em CAD, curso de extensão em orçamentos públicos e planejamento estratégico e vários outros curso na área da tecnologia, tendo experiência em gerenciamento e planejamento estratégico de obras de engenharia civil de alta complexidade técnica de segurança em trabalhos em altura e em projetos de arquitetura, cálculo estrutural, instalações hidro-sanitárias. Experiência voltada na elaboração de orçamentos, laudos técnicos, inspeções prediais, avaliações de imóveis e perícias na área da engenharia civil.


"Muito bom para um curso que é introdutório, nele aprendi vários conhecimentos sobre a Eng.Civil."

- Roberto Escobar Meseguer

"gostei muito,pois é bem objetivo e, claro.e ensina todas tecnicas da engenharia civil,direitos e, deveres do engenheiro civil, e normas e classificação de categorias,e segurança no trabalho."

- Edmilson Pereira De Melo

- Valdecir De Oliveira Cobra

- Beroaldo Manoel Da Silva

- Hélio Luiz Dos Santos

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Autor: Eng.º Ronaldo M. Fernandes

  • APÓS A REALIZAÇÃO DESTE CURSO VOCÊ SERÁ CAPAZ DE:

    DESCOBRIR A HISTÓRIA E A IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA CIVIL;

    VERIFICAR AS VANTAGENS DE SER UM ENGENHEIRO CIVIL;

    QUAIS SÃO SUAS PRINCIPAIS ATIVIDADES ENVOLVIDAS NA ÁREA;

    QUAIS SÃO SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS;

    APRENDER OS REGULAMENTOS DO ENGENHEIRO CIVIL;

    AS ESPECIALIDADES DA PROFISSÃO.


  • APRESENTAÇÃO

    APRESENTAÇÃO

    A importância da Engenharia Civil é tão grande que se torna praticamente impossível pensar o mundo sem a sua presença. Mas, se num exercício de imaginação conseguíssemos criar uma cidade sem a sua intervenção, ela certamente se reduziria a um amontoado de barracos desconfortáveis e isolados, sem comunicação, sem funcionalidade, sem energia ou sistema de água e esgoto. O caos, enfim.

  • APRESENTAÇÃO

    O engenheiro civil é o profissional mais importante quando o assunto é estrutura. Só ele está habilitados a lidar com projetos e construções de edifícios, galpões, estradas, túneis, metrôs, barragens, portos, aeroportos, pontes, viadutos, ferrovias, redes de esgoto e até usinas de geração de energia. Com seu conhecimento, escolhe os lugares mais apropriados para uma construção, verifica a solidez e a segurança do terreno e do material usado na obra, fiscaliza o andamento do projeto e também o funcionamento e a conservação da rede de água e a distribuição de esgotos.

  • Teorias do Planejamento/Projeto

    Segundo o dicionário “Aurélio”, projeto significa: o ato de tirar à distância; arremessar; arrojar. Fazer um projeto ou uma planta de casa: projetar uma casa. Planejar; formar o desígnio de: projetar uma viagem.
    Diante desta significância do terno “projeto” e do contexto na realidade podemos dizer que projeto é sobretudo um planejamento.
    Das diversas definições acerca de planejamento, vamos ver o que afirma Duker 1960 sobre planejamento, “O planejamento não diz respeita as decisões futuras, mas as implicações futuras de decisões presentes”, dessa forma não há como acontecer sem antes ter tido uma ação ou decisão, ou seja, aqueles que fazem acontecer se posicionam sistematicamente em relação ao futuro por meio de decisões ou ações presentes.

  • Teorias do Planejamento/Projeto

    Teorias do Planejamento/Projeto

    O planejamento se funda nos melhores métodos de trabalho, especialmente no princípio do estudo do tempo e sobre a padronização dos métodos e instrumentos, com a finalidade de eliminar os desperdícios do esforço humano, melhorar a eficiência dos operários, e o rendimento da produção e permitir maior lucro com aumento da produção.

  • Teorias do Planejamento/Projeto

    O projeto segundo os conceitos do “PMBok” (livro/manual direcionado ao Gerenciamento de Projetos) é um esforço planejado e executado com a finalidade de criar nossos serviços, produtos e/ou para introduzir mudanças e inovações em processos organizacionais, com datas de início e término definidas. Assim, a simples realização de um roteiro de viagem pode ser considerado um projeto, bem com a construção de um edifício, a publicação de um livro ou o desenvolvimento de um software.

  • Teorias do Planejamento/Projeto

    Concluindo: como vimos, a engenharia civil é muito importante para a sociedade, porque através dela podem ser feitos planejamentos que tenderá ao desenvolvimento da sociedade, transformando a circulação nas vias mais acessível; melhorando o desempenho das edificações e o sistema de transportes; de abastecimento de água e o saneamento básico, portos; rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; pontes e grandes estruturas; cidades mais confortáveis e mais acessíveis, conforme o crescimento populacional.

  • VANTAGENS
    São inúmeras as vantagens encontradas ao se contratar os serviços de um engenheiro civil, pois o mesmo poderá proporcionar um direcionamento para os projetos ou até mesmo as idéias desenvolvidas tornar-se economicamente viáveis e úteis.

  • VANTAGENS
    Como exemplo de um projeto temos o “produto imobiliário, que neste podemos destacar várias singularidades uns dos outros e detalhes construtivos particulares que tendem a aprimorar seu desempenho e torná-lo funcional e viável.
    Os requisitos correspondem às funções, aos atributos e demais características do produto, sob o ponto de vista dos usuários em geral e se realmente traduzem as expectativas usuais. Por isso desde a concepção do projeto ou empreendimento, deve-se captar e incorporar essas necessidades e expectativas, interpretá-las e traduzí-las em especificações de projeto que, por fim, serão materializados na fase da construção.

  • VANTAGENS

    Dentro destes critérios par torná-los aprimorado tecnicamente e funcionalmente podemos citar: a estanqueidade, a estabilidade, a durabilidade, a umidade, o conforto, a segurança no uso, a segurança contra incêndio, a funcionalidade, a acessibilidades, a resistência mecânica adequada nos diversos materiais empregados, a estética, a função social, adequação ambiental, adequação ao plano diretor e ao estatuto das cidades.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Curso de Introdução à Engenharia Civil
  • Apresentação
  • Teorias do Planejamento/Projeto
  • Construção Moderna Atual
  • Leis e Resoluções do CONFEA
  • Lei 4950-A de 1966
  • LEI Nº 6.496 - DE 07 DE DEZ 1977
  • RESOLUÇÃO Nº 218, DE 29 DE JUNHO DE 1973
  • Ética profissional
  • Resolução Nº 1.002
  • Campos de atuação
  • Estudo e Análise de Projetos
  • Materiais de construção
  • Orçamentos na construção civil
  • Planejamento de Obras
  • Introdução à Segurança do Trabalho
  • Sustentabilidade na Construção civil