Curso Online de NR12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 

Curso Online de NR12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 

A NR12 define padrões e diretrizes para prevenir acidentes e doenças ocupacionais relacionados ao uso de máquinas e equipamentos. Ela abo...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas


Por: R$ 59,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

A NR12 define padrões e diretrizes para prevenir acidentes e doenças ocupacionais relacionados ao uso de máquinas e equipamentos. Ela aborda uma variedade de aspectos, incluindo projeto, instalação, operação, manutenção e inspeção de máquinas industriais.

Richard Balilla Formação - FMU-Pós-graduação Engenharia de segurança do trabalho - Universidade Mackenzie-Pós-graduação Engenharia de Telecomunicações - Universidade Estácio de Sá- Engenharia Elétrica - IESCS- Técnico Eletrônico - Technicolor (USA)- Capacitação em Projeção cinematográfica 3D - Deluxe (Canadá) Manutenção em reveladoras cinematográficas - KODAK (USA) Imagecare - Estudante Rosacruz desde 2010 - Mestre de Pronaus Loja R+C 2014 - Mestre de Loja R+C 2015-2016 - Mestre de Iniciática 1 Loja R+C 2017-2018



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • NR 12

     SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    PARTE 1
    OPERAÇÃO SEGURA DE MÁQUINAS 
    1-descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles; 
    2-funcionamento das proteções; como e por que devem ser usadas; 
    3-como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida, e por quem, sendo na maioria dos casos, somente o pessoal de inspeção ou manutenção; 
    4-o que fazer, por exemplo, contatar o supervisor, se uma proteção foi danificada ou se perdeu sua função, deixando de garantir uma segurança adequada; 
    5-os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento; 
    6-segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes; 
    7-método de trabalho seguro; 
    8-permissão de trabalho; e 
    9-sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção. 

    PARTE 2
    CAPACITAÇÃO DE OPERADORES DE MÁQUINAS AUTOMOTRIZES OU AUTOPROPELIDAS
    1. noções sobre legislação de trânsito e de legislação de segurança e saúde no trabalho; 
    2. noções sobre acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes na máquina, equipamentos e implementos; 
    3. medidas de controle dos riscos: Equipamentos de Proteção Coletiva - EPC's e Equipamentos de Proteção Individual - EPIs; 
    4. operação com segurança da máquina ou equipamento; 
    5. inspeção, regulagem e manutenção com segurança; 
    6. sinalização de segurança; 
    7. procedimentos em situação de emergência; e 
    8.noções sobre prestação de primeiros socorros. 

    PARTE 3
    ANEXOS DA NR12
     Anexo I - Requisitos para o uso de detectores de presença optoeletrônicos. 
    Anexo II - Conteúdo programático da capacitação. 
    Anexo III - Meios de acesso a máquinas e equipamentos. 
    Anexo IV - Glossário. 
    Anexo V - Motosserras. 
    Anexo VI - Máquinas para panificação e confeitaria. 
    Anexo VII - Máquinas para açougue, mercearia, bares e restaurantes. 
    Anexo VIII - Prensas e similares. 
    Anexo IX - Injetora de materiais plásticos. 
    Anexo X - Máquinas para fabricação de calçados e afins. 
    Anexo XI - Máquinas e implementos para uso agrícola e florestal. 
    Anexo XII - Equipamentos de guindar para elevação de pessoas e realização de trabalho em altura. 

  • INTRODUÇÃO

    NR 12-Definição
    A Norma Regulamentadora NR12 é uma regulamentação trabalhista estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, agora incorporada ao Ministério da Economia. Seu objetivo principal é estabelecer requisitos mínimos para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que lidam com máquinas e equipamentos em seus locais de trabalho.
    A NR12 define padrões e diretrizes para prevenir acidentes e doenças ocupacionais relacionados ao uso de máquinas e equipamentos. Ela aborda uma variedade de aspectos, incluindo projeto, instalação, operação, manutenção e inspeção de máquinas industriais.
    Essa norma estabelece medidas de proteção específicas para diferentes tipos de máquinas e equipamentos, como prensas, injetoras, guindastes, serras, tornos, entre outros. Além disso, ela orienta sobre a implementação de dispositivos de segurança, sistemas de emergência, procedimentos de trabalho seguros e treinamento adequado para os operadores.
    A NR12 visa não apenas prevenir acidentes e lesões, mas também promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Portanto, seu cumprimento é obrigatório para todas as empresas que possuem máquinas e equipamentos em suas instalações, independentemente do porte ou segmento de atuação. O não cumprimento dos requisitos estabelecidos pela NR12 pode resultar em multas e penalidades para o empregador.

  • NORMAS DA NR12

  • NORMAS DA NR12

  • NORMAS DA NR12

    IEC 60825:2014 - Safety of laser products - Part 1: Equipment classification and requirements. 

    IEC 61496-1:2012 - Safety of machinery - Electro-sensitive protective equipment - Part 1: General requirements and tests. 

    IEC 61800-5-1:2016 - Adjustable speed electrical power drive systems - Part 5-1: Safety requirements - Electrical, thermal and energy. 

    IEC 61800-5-2:2016 - Adjustable speed electrical power drive systems - Part 5-2: Safety requirements - Functional. 

  • Operação segura de máquinas 

    Descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles. 

    Segundo a NR12, a descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e equipamento é uma etapa fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores. Isso envolve a análise detalhada de todas as atividades realizadas com as máquinas, identificando os perigos potenciais que podem causar acidentes ou lesões.

    Imagem da internet

  • Operação segura de máquinas 

    Segundo a NR12, a descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e equipamento é uma etapa fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores. Isso envolve a análise detalhada de todas as atividades realizadas com as máquinas, identificando os perigos potenciais que podem causar acidentes ou lesões.
    Essa análise de riscos deve considerar diversos aspectos, como:
    Movimentação de partes da máquina: Identificar peças móveis que possam representar riscos de aprisionamento, esmagamento, corte ou outros tipos de lesões.
    Energias perigosas: Avaliar os sistemas de energia das máquinas, incluindo elétrica, hidráulica, pneumática, mecânica, térmica, química, entre outras, para garantir que sejam controladas de forma segura durante a operação, manutenção e intervenções.
    Interferências externas: Considerar fatores ambientais, como presença de substâncias perigosas, agentes físicos (calor, ruído, vibração), condições atmosféricas, entre outros, que possam interferir na segurança das máquinas.
    Operação inadequada: Identificar práticas inseguras dos operadores, falta de treinamento, uso incorreto de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletivos (EPCs), entre outros aspectos que possam aumentar os riscos de acidentes.
    Falhas de projeto ou manutenção: Verificar se as máquinas estão projetadas e mantidas de acordo com as normas técnicas e recomendações dos fabricantes, evitando falhas estruturais, elétricas ou mecânicas que possam comprometer a segurança.

  • Operação segura de máquinas 

    Com base na identificação desses riscos, são estabelecidas as proteções específicas contra cada um deles.
    Isso pode incluir a instalação de dispositivos de segurança, como grades, cercas, sensores de proximidade, sistemas de parada de emergência, entre outros, que visam eliminar ou reduzir os riscos a níveis aceitáveis.
    Além disso, medidas administrativas, como treinamento dos trabalhadores, elaboração de procedimentos seguros de trabalho e sinalização adequada, também são importantes para garantir a segurança operacional das máquinas e equipamentos.

    Imagem da internet

  • Operação segura de máquinas2-Funcionamento das proteções, como e por que devem ser usadas  

    A NR-12, destaca a importância do funcionamento adequado das proteções. Estas são peças-chave na prevenção de acidentes e na promoção de um ambiente laboral seguro.
    Imagem da internet

  • Operação segura de máquinas2-Funcionamento das proteções, como e por que devem ser usadas  

    Em sua essência, as proteções em máquinas têm a função de impedir ou minimizar o acesso a áreas perigosas durante o funcionamento dos equipamentos.
    Elas atuam como barreiras físicas que evitam o contato dos trabalhadores com partes móveis, pontos de esmagamento, corte, cisalhamento e outros perigos inerentes às máquinas industriais.
    Imagem da internet


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 59,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • NR 12
  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • PARTE 1
  • OPERAÇÃO SEGURA DE MÁQUINAS 
  • 1.descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles; 
  • 2.funcionamento das proteções; como e por que devem ser usadas; 
  • 3.como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida, e por quem, sendo na maioria dos casos, somente o pessoal de inspeção ou manutenção; 
  • 4.o que fazer, por exemplo, contatar o supervisor, se uma proteção foi danificada ou se perdeu sua função, deixando de garantir uma segurança adequada; 
  • 5.os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento; 
  • 6.segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes; 
  • 7.método de trabalho seguro; 
  • 8.permissão de trabalho; e 
  • 9.sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção. 
  • CAPACITAÇÃO DE OPERADORES DE MÁQUINAS AUTOMOTRIZES OU AUTOPROPELIDAS
  • 1. noções sobre legislação de trânsito e de legislação de segurança e saúde no trabalho; 
  • 2. noções sobre acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes na máquina, equipamentos e implementos; 
  • 3. medidas de controle dos riscos: Equipamentos de Proteção Coletiva - EPC's e Equipamentos de Proteção Individual - EPIs; 
  • 4. operação com segurança da máquina ou equipamento; 
  • 5. inspeção, regulagem e manutenção com segurança; 
  • 6. sinalização de segurança; 
  • 7. procedimentos em situação de emergência; e 
  • 8.noções sobre prestação de primeiros socorros. 
  • PARTE 3
  • ANEXOS DA NR12
  •  Anexo I - Requisitos para o uso de detectores de presença optoeletrônicos. 
  • Anexo II - Conteúdo programático da capacitação. 
  • Anexo III - Meios de acesso a máquinas e equipamentos. 
  • Anexo IV - Glossário. 
  • Anexo V - Motosserras. 
  • Anexo VI - Máquinas para panificação e confeitaria. 
  • Anexo VII - Máquinas para açougue, mercearia, bares e restaurantes. 
  • Anexo VIII - Prensas e similares. 
  • Anexo IX - Injetora de materiais plásticos. 
  • Anexo X - Máquinas para fabricação de calçados e afins. 
  • Anexo XI - Máquinas e implementos para uso agrícola e florestal. 
  • Anexo XII - Equipamentos de guindar para elevação de pessoas e realização de trabalho em altura.