Curso Online de Segurança da Informação

Curso Online de Segurança da Informação

Neste curso, abordaremos sobre a importância da segurança da informação e das medidas de segurança para a competitividade de uma organiza...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 8 horas


Por: R$ 39,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Neste curso, abordaremos sobre a importância da segurança da informação e das medidas de segurança para a competitividade de uma organização e também para a sua vida pessoal.Discutiremos como nos proteger e proteger a nossa organização de futuras ameaças.

Profissional da área de Segurança Privada CEO da Roseg cursos ,Professor e Tutor de cursos Online a mais de 15 anos em vários sites EAD. Graduado em Segurança Pública. Graduado em Segurança Privada. MBA Executivo em Segurança Privada: Safety e Security. MBA Executivo em Administração de Empresas. Pós graduado em Segurança Institucional e Corporativa. Pós graduado em Segurança Pública . Atualmente cursando Pós Graduação em Segurança da Informação. Informações e Duvidas: defensere@hotmaiil.com



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Curso Segurança da informação

  • O que você vai estudar

    Introdução ao assunto Segurança da Informação

    Tema 1 Tema 2

    Princípios e conceitos da Segurança da Informação

    Tema 3

    Gestão de processos de segurança

    O que você vai estudar

  • Apresentação

    Apresentação

    Somos diariamente expostos aos meios tecnológicos como: celular, computador, tablets e câmeras digitais. Consequentemente, estamos constantemente passando informações para esses meios tecnológicos, como: informações pessoais, dados bancários e fotos. Essas informações são tão importantes para nós, como para as empresas, que recebem essas informações e ficam responsáveis pela guarda e preservação.

    Deste modo, o estudo da segurança da informação é importante atualmente, sendo fundamental aprendermos mais sobre o assunto para proteger a organização de futuras ameaças.

    Nosso objetivo é apresentar a importância da segurança da informação, atualmente, mostrar o quão necessário são as medidas de segurança para a competitividade de uma organização e também para sua vida pessoal. Neste sentido, esse curso será constituído de três unidades temáticas que abordarão desde uma introdução geral à Segurança da Informação até o como fazer a gestão de processos de segurança.

  • Tema 1

    Para entendermos sobre o conceito de segurança da informação devemos compreender os termos separadamente. Logo, será retratado uma introdução assunto segurança da informação, por meio do estudo dos conceitos de informação e seu contexto histórico; tecnologia da informação e sua importância para as organizações e segurança da informação e a necessidade nos dias atuais.

    Tema 1

    Introdução ao assunto

    Bem-vindos ao curso de Segurança da Informação! Serei seu principal guia nessa jornada. Pronto para iniciarmos?

  • O que é informação?

    O que é informação?

    A Informação tem diversas definições. Conceitualmente, a informação é um conjunto organizado de dados capazes de reduzir as incertezas ou incrementar o conhecimento sobre algo, ou seja, a informação pode ser: um comunicado, que foi repassado pelo seu colega de trabalho; um aviso deixado na sua mesa; as notícias apresentadas em jornais e até mesmo o conteúdo dessa aula é uma informação. Como vimos, a informação como conceito traz muitos significados do uso mais cotidiano até o uso mais técnico.
    Vamos entender um pouco melhor o que é informação por meio do entendimento de três aspectos:

    » Relevância.
    » Comunicação.
    » Transferência do conhecimento.

  • O que é informação?

    O que é informação?

    A relevância da informação também aplica um valor a ela, por exemplo se eu te perguntar sobre um segredo você não vai querer me contar pois ele tem uma importância para você, agora se eu perguntar seu nome você provavelmente não recusará me dizer. Ambos os exemplos, tanto o segredo como o seu nome são informações, porém cada uma delas tem uma relevância diferente para você. As informações mais sigilosas você esconde melhor e as menos sigilosas você não tenta esconder.

    Relevância da Informação

  • O que é informação?

    A informação tem um importante papel nas relações entre diferentes indivíduos, sendo fundamental para o processo de comunicação. Existem diversas espécies que se comunicam com a transmissão das informações, às vezes como medidas de segurança, compartilhando informações sobre predadores, doenças ou lugares perigosos. A distinção dos seres humanos se faz pela capacidade de codificar os dados formando assim a linguagem.

    Comunicação

    O que é informação?

  • O que é informação?

    A informação não necessariamente é passada somente de uma pessoa para outra, ela pode ser a transferência do conhecimento gerado em consequência da interpretação do conteúdo. Ai você que estava entendo tudo até agora, me pergunta. Como assim? Então para explicar melhor esse conceito devemos ter em mente que o conhecimento é o ato de compreender por meio da razão então quando você, por exemplo, ver uma imagem e você consegue compreender o que significa essa imagem você está gerando conhecimento, porque a imagem está te passando uma informação e você está absorvendo por meio da razão.
    Nesse sentido a informação é o conhecimento que está expresso na forma de escrita, oral ou audiovisual.

    Transferência do conhecimento

    O que é informação?

  • Contexto histórico da informação

    Contexto histórico da informação

    Ao longo da história, a forma de provimento à informação sofreu transformações, como poderemos
    observar na linha temporal abaixo.

    Período Paleolítico

    a informação era através de

    O acesso representado, pictografias,

    tais pinturas

    rupestres, nos interiores das cavernas, retratavam seu cotidiano representando suas conquistas e medos. Assim era uma forma de transmitir a informação para as outras pessoas, demonstrando quais eram os perigos enfrentados utilizando a informação como meio de alerta.

    restritos a poucas pessoas, geralmente o acesso era somente para os membros da igreja.

    Idade Média
    Informação era concentrada nas bibliotecas e monastérios, com acessos

    Idade Moderna

    Informação difundida, surgimento

    de meios

    passou a ser pois com o de

    comunicação de massas, como jornais, livros em série, rádios e a televisão. Estas ferramentas digitais facilitaram a dispersar as notícias e os acontecimentos. Na Idade Moderna as noticias começaram a ser transmitidas para um público maior e com mais velocidade.

  • Contexto histórico da informação

    Antes de seguirmos com nossa viagem sobre a história da informação, vamos fazer uma breve pausa para
    entendermos melhor os acontecimentos ocorridos após a Segunda Guerra Mundial.

    IMPORTANTE
    Após a Segunda Guerra Mundial, no contexto da terceira revolução industrial, com o aparecimento de novas tecnologias, a fim de buscar o desenvolvimento industrial houve grandes transformações, como o desenvolvimento da robótica. Devido a essa necessidade de melhorar o processo de produção industrial e o processamento e o armazenamento de dados surgiu a tecnologia da informação.
    O processo de tratamento de informações que antes era por meio de planilhas, artigos e memorandos, todos feitos através da datilografia e distribuídos por malotes, foi ficando cada vez mais obsoleto, pois a quantidade de informação estava crescendo e além dos documentos físicos ocuparem muito espaço eles eram difíceis de serem compartilhados. Imaginem só como na década de 60 uma pessoa iria enviar um documento dos Estados Unidos para o Brasil, demoravam dias até chegar, não precisamos nem ir tão longe um documento enviado internamente já demoravam dias.

    Contexto histórico da informação

  • Contexto histórico da informação

    Décadas de 1960 e 1970
    Em 1960, os computadores começaram a surgir e foram aplicados nas empresas, além de serem raros ainda continham problemas quanto à aplicação e a compatibilidade entre si. Na década de 70 com a permissão de acesso as linhas telefônicas passaram a utilizar terminais remotos de computadores onde as informações eram recebidas e processadas por um computador central que gerava relatórios e repassava para os computadores periféricos
    Ainda com a necessidade de flexibilização, surgem os sistemas de informação e os softwares (programas) estimulando uma série de inovações.

    Décadas de 1980 a 1990
    Em 1980 começam o surgimento dos microcomputadores e a expansão da tecnologia da informação com o gerenciamento de banco de dados, onde mais pra frente em 1990 aparecem os sistemas abertos acabando com um dos maiores problemas que era a falta de compatibilidade.

    Contexto histórico da informação


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 39,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Módulo 1-Introdução ao assunto Segurança da Informação
  • 1. Introdução
  • 2. Oque é Informação
  • 3. Contexto histórico da informação
  • 4. O que é a Tecnologia da Informação (TI)?
  • 5. O que é um sistema de informação?
  • 6. Segurança da Informação
  • Módulo 2-Princípios e conceitos da Segurança da Informação
  • 1. Princípios e conceitos da segurança da informação
  • 2. Conceitos importantes no estudo da Segurança da Informação
  • 3. Vulnerabilidade
  • 4. Ameaça
  • 5. Ataque
  • 6. Atacantes
  • 7. Intrusos
  • 8. Conceitos Avaliativos
  • Módulo 3-Gestão de Processos da Segurança da Informação
  • 1. Análise de Riscos na Segurança da Informação
  • 2. Políticas de Segurança
  • 3. Conclusão