Curso Online de Colonização Espanhola e Inglesa na América
4 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Colonização Espanhola e Inglesa na América

Curso busca apresentar o tema de maneira fácil e que auxilie ainda mais nos estudos de vestibulandos e interessados na temática.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

De: R$ 40,00 Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Mais de 20 alunos matriculados no curso.

Certificado digital Com certificado digital incluído

Curso busca apresentar o tema de maneira fácil e que auxilie ainda mais nos estudos de vestibulandos e interessados na temática.

Cursando Medicina Veterinária. "Felicidade é um estado da mente. Dedique 5 minutos do seu dia para sorrir e depois de um tempo, notará que estará sorrindo naturalmente." (Filme "O amor acontece") "Life is not made by the dreams that you dream but by the choices that you made." (Author unknown)


"pra quem quer fazer um curso de extensão rápido e com qualidade tem que fazer no buzzero, gostei muito e vou fazer outros cursos."

- Jorge Ferreira Pereira

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.
  • COLONIZAÇÃO ESPANHOLA E INGLESA NA AMÉRICA

    colonização espanhola e inglesa na américa

    autora giulia stefanelli de lima
    2010

  • Área de estudo: História

    área de estudo: história

    o material do curso foi organizado em forma de texto corrido, entretanto a bibliografia consultada encontra-se no final do mesmo.

    aconselho a não se resumir ao curso, mas sim buscar por conta própria desenvolver o interesse pela leitura e auto-aprendizagem, sendo sujeito ativo na pesquisa, procurando em outras mídias meios de se aprofundar no tema e aperfeiçoar seu repertório acadêmico.

    desejo-lhe bons estudos! 

  • 1 - Áreas geográficas ocupadas/período

    1 - áreas geográficas ocupadas/período

    as conquistas espanholas

    mesmo com o controle de importantes pontos comerciais no oriente (filipinas e bornéo) obtidos no decorrer do século xvi, os espanhóis voltaram-se basicamente para o ocidente, onde deram inicio à colonização da américa. nessa empresa, os seus esforços se concentraram principalmente no méxico e no peru.
    o méxico foi à primeira área a ser conquistada entre 1518 e 1525, sob a liderança de fernan cortéz. essa empreitada implicou a destruição do império asteca e sua capital tenochititlán. a conquista do peru esta relacionada ao avanço dos espanhóis sobre o império inca, cuja capital era cuzco. entre 1531 e 1538, francisco pizarro e diego de almagro destruíram um dos mais importantes impér,ios pré-colombianos, o que garantiu a expansão do domínio espanhol sobre o chile, equador e bolívia. nessas duas áreas, ricas em ouro e prata, teve inicio a exploração das minas, com o uso intensivo do trabalho compulsório do nativo.
    as colônias espanholas na america foram divididas inicialmente em dois vice-reinados: o de nova espanha (méxico) e do peru. criados respectivamente em 1535 e 1543. no século xviii foram criados mais dois vice-reinos: o de nova granada (colômbia) e do prata (argentina).

  • 1 - Áreas geográficas ocupadas/período

    1 - áreas geográficas ocupadas/período

    a ocupação inglesa
     
    as colônias inglesas na américa do norte apresentam certas peculiaridades. tais diferenças foram provocadas pelo inicio tardio do processo de colonização (final do século xvi), por seu caráter em grande parte espontâneo e pelas próprias características físicas do litoral da américa do norte.
    quando a inglaterra se lançou à conquista colonial, no inicio do século xvii, o território da américa tropical já estava sendo explorado por portugueses e, principalmente, espanhóis. no entanto , a derrocada da espanha e a criação de companhias de comercio, numa aliança entre o estado e a classe burguesa, constituíram importantes fatores para os ingleses iniciarem a fixação de colônias no novo mundo.
    um dos estímulos ao fluxo populacional da inglaterra para a américa do norte foi o processo de cercamentos das propriedades agrícolas em solo inglês, o que gerou grande excedente demográfico.

  • 2 - Atividades econômicas desenvolvidas

    2 - atividades econômicas desenvolvidas

    a colonização espanhola

    a empresa colonizadora espanhola desenvolveu-se sob a autoridade real e orientou-se pela política mercantilista. cabia ao rei a direção e a montagem do processo colonizador, ficando com a burguesia o monopólio do comercio colonial e com a nobreza o exercício das funções administrativas. concentrada nos trópicos americanos, principalmente nas áreas de mineração, a exploração econômica das possessões espanholas fundou-se no aproveitamento intensivo do trabalho compulsório indígena e na escravidão africana – fonte de acumulação primitiva do capaital. as relações entre colônias e metrópole eram ditadas pelo pacto colonial. as terras americanas eram consideradas propriedade pessoal dos reis de espanha, razão pela qual a administração colonial foi organizada segundo um rígido esquema determinado pela coroa.

    durante a fase da conquista, grandes extensões de terras foram entregues aos chefes conquistadores, os adelantados. com a descoberta das minas de ouro e prata, porém, esses adelantados perderam a autonomia e a administração das colônias americanas foi redefinida.

  • 2 - Atividades econômicas desenvolvidas

    2 - atividades econômicas desenvolvidas

    a administração colonial espanhola
     
    o aparelho administrativo da américa colonial espanhola encontrou sua forma definitiva somente no século xviii. contudo, já no século xvi, surgiram os primeiros órgãos controladores da exploração colonial do novo mundo.

    em 1503, era criada a casa de contratação, com a tarefa de fiscalizar a exploração colonial e impedir o contrabando, através da contagem e registro das riquezas coloniais. durante o reinado de filipe ii, esse órgão tornou-se um mero fiscalizador das áreas coloniais, ficando subordinado ao conselho das índias, criado em 1524. o referido conselho passou, então, a controlar todos os assuntos relativos às colônias, tais como nomear os vice-reis e os capitães-gerais, funcionar como tribunais de apelação para os colonos e fazer as leis para a américa. por estar submetido à autoridade pessoal do rei, o seu poder foi gradativamente esvaziado.

    a partir de 1526, foram transplantadas para a américa as audiências – similares aos tribunais de justiça. representando a justiça real, seus critérios de montagem eram concentração demográfica e a importância econômica das regiões. embora representasse o poder local, aos ouvidores cabia, entre tarefas, a fiscalização dos vice-reis. as audiências mais importantes na américa foram: méxico, lima, guatemala, bogotá, quito, santiago do chile e buenos aires.

  • 2 - Atividades econômicas desenvolvidas

    2 - atividades econômicas desenvolvidas

  • 2 - Atividades econômicas desenvolvidas

    2 - atividades econômicas desenvolvidas

    os vice-reinos e as capitanias gerais da américa

    a américa espanhola caracterizou-se pela descentralização administrativa, subdividindo-se em quatro vice-reinos:

    nova espanha, criado em 1535, compreendendo o oeste dos estados unidos, o méxico e parte da américa central;
    peru, criado em 1543, formado pelo atual peru e parte da bolívia;
    nova granada, criado em 1717, composto pelos atuais territórios da colômbia, panamá e equador;
    rio da prata, criado em 1776, composto pelos atuais territórios da argentina, paraguai, uruguai, partes do peru e da bolívia.

     

  • 2 - Atividades econômicas desenvolvidas

    2 - atividades econômicas desenvolvidas

    o aparelho administrativo era completado pelas capitanias gerais, também em numero de quatro: cuba, guatemala, venezuela e chile.

    oriundos da nobreza, os vice-reis eram maior autoridade da américa. como representantes diretos da coroa, tinham o monopólio das funções militares, judiciais, fiscais, administrativas, religiosas e financeiras, sendo limitado apenas pelas audiências.

    função semelhante à do vice-rei era a dos capitães-gerais, que governavam as capitanias gerais, onde eram a autoridade executiva máxima. existiam ainda, os juízes de residência, responsáveis pelas sindicâncias sobre funcionários espanhóis na américa e os visitadores, encarregados de fazer inspeções não previstas regularmente, como, por exemplo, verificar a ocorrência de abusos ou fazer reformas administrativas.

    todo esse aparelho burocrático montado pela coroa tinha por finalidade impedir o contrabando, garantir a manutenção do monopólio comercial e a cobrança de impostos, o que levaria, conseqüentemente, ao seu próprio fortalecimento.

     

  • 2 - Atividades econômicas desenvolvidas

    2 - atividades econômicas desenvolvidas


     

  • 2 - Atividades econômicas desenvolvidas

    2 - atividades econômicas desenvolvidas

    o atraso da inglaterra nas navegações

    diversos fatores contribuíram para o retardamento da participação inglesa na expansão mercantil, dentre eles a instabilidade política e econômica, a inexistência de uma monarquia centralizada, aliada aos interesses das burguesias nacionais e às resistências feudais.

    além do desgaste na guerra dos cem anos (1337-1453), travada contra a frança, a inglaterra sofreu os efeitos da guerra das duas rosas (1455-1485) retardando assim sua presença nas grandes navegações, que somente ocorreria a partir do reinado de henrique vii (tudor), estimulada pelo êxito ibérico: com a viagem dos italianos joão e sebastião caboto (1497-1498) foi atingido o labrador, no canadá; entre 1584 e 1587, walter raleigh fundou a colônia da virgínia, o primeiro núcleo colonial inglês, além de tentar fundar colônias na flórida. a partir daí, e até 1740, serão formadas as 13 colônias inglesas da américa do norte.

    um dos feitos mais importantes das navegações inglesas foi à segunda viagem de circunavegação, realizada por francisco drake, entre 1587 e 1590.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • COLONIZAÇÃO ESPANHOLA E INGLESA NA AMÉRICA
  • Área de estudo: História
  • 1 - Áreas geográficas ocupadas/período
  • 2 - Atividades econômicas desenvolvidas
  • 3 - Mão-de-obra utilizada
  • 4 - Sociedade colonial
  • 5 - Outras Informações
  • 6 - Países atuais
  • Parabéns!
  • Bibliografia