Curso Online de GLOBALIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO

Curso Online de GLOBALIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO

(...) em 1979, surgiu a oportunidade. Na Inglaterra, foi eleito o governo Thatcher, o primeiro regime de um país de capitalismo avançado ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

(...) em 1979, surgiu a oportunidade. Na Inglaterra, foi eleito o governo Thatcher, o
primeiro regime de um país de capitalismo avançado publicamente empenhado em pôr
em prática o programa neoliberal. Um ano depois, em 1980, Reagan chegou à
presidência dos Estados Unidos. Em 1982, Khol derrotou o regime social liberal de
Helmut Schimidt, na Alemanha. Em 1983, a Dinamarca, Estado modelo do bem-estar
escandinavo, caiu sob o controle de uma coalizão clara de direita(...)


  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • GLOBALIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO

  • O presente trabalho visa examinar as origens da globalização, seus reflexos no mundo, especialmente, no Brasil. Objetiva ainda, identificar seus aspectos históricos, evolução entre os países, principais acontecimentos e características. Palavras-Chaves: Globalização. Capitalismo. Neoliberalismo

    Resumo

  • Introdução

  • A globalização remonta a origem do homem na terra, claro que, com outras características e com outros delineamentos. O certo é que, este sistema vem evoluindo de acordo com as necessidades humanas e com as exigências mundiais. O grande avanço deve-se a queda do muro de Berlim, ao fim do socialismo, a expansão do capitalismo e do neoliberalismo, após a Segunda Grande Guerra Mundial e com o avanço da Comunidade Comum Européia.

  • Para Joana Stelzer após o término da Segunda Guerra Mundial, houve uma reorganização do espaço mundial, fazendo nascer mudanças de ordem estrutural em diversas áreas. A autora está se referindo a explosão da globalização dentro de seus diversos aspectos, cultural, político, social, jurídico, e principalmente econômico.

  • O termo globalização, de acordo com os autores contemporâneos, recebeu vários significados, que entre as suas mais variadas expressões, objetivam expressar um mundo sem fronteiras, que possibilite uma economia global para os mercados internos já saturados, visando sobremaneira aproximar as nações umas das outras, tudo isto, associado a expansão do capitalismo no mundo. Associado a este conceito, tem-se ainda como definição do termo globalização, segundo a doutrina majoritária, a explosão de valores de um povo, englobando alterações no seu modo de ser, agir e pensar.

  • A globalização está intimamente associada ao surgimento do Estado Neoliberal, que teve a sua origem no início do século XX na Inglaterra, mas que se consolidou apenas no governo da Primeira Ministra Margareth Tacher. Para Perry Anderson

  • (...) em 1979, surgiu a oportunidade. Na Inglaterra, foi eleito o governo Thatcher, o primeiro regime de um país de capitalismo avançado publicamente empenhado em pôr em prática o programa neoliberal. Um ano depois, em 1980, Reagan chegou à presidência dos Estados Unidos. Em 1982, Khol derrotou o regime social liberal de Helmut Schimidt, na Alemanha. Em 1983, a Dinamarca, Estado modelo do bem-estar escandinavo, caiu sob o controle de uma coalizão clara de direita(...)

  • A globalização se expandiu entre as nações, também, através do sistema neoliberal. No Brasil, a implantação do Estado Neoliberal ocorreu em 1990, no governo de Fernando Collor de Mello que viabilizou as privatizações através da intervenção mínima do Estado na saúde, na educação e na economia o que implica em um Estado bom. Dentre os defensores deste modelo de administração pode-se citar o diplomata Roberto Campos.

  • A partir deste período começou a ocorrer no Brasil uma grande liberalização comercial, através da diminuição de tarifas, e consequentemente o crescimento das exportações, especialmente de produtos básicos, e ainda, o aumento das importações, exceto para os setores de tecnologia de ponta, porque acreditava-se que era essencial o país investir neste setor.

  • Neste contexto, o Brasil vem ganhando espaço entre as nações desde 2001, em relação a sua participação no cenário internacional, principalmente no aspecto econômico. Podese pontuar, que até o início do século XX somente as grandes potencias (EUA, Japão e Europa) participavam das rodadas de negociações e suas deliberações eram impostas ao resto das nações. Atualmente, as considerações são outras. O Brasil e a Índia também conseguem discutir suas idéias ao lado dos países mais desenvolvidos e poderosos do mundo, participando ativamente da OMC e do FMI.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail: