Curso Online de Noção de Segurança Eletrônica

Curso Online de Noção de Segurança Eletrônica

"Se você está procurando uma maneira de se destacar como profissional da segurança privada, o curso Noção de Segurança Eletrônica é a esc...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

"Se você está procurando uma maneira de se destacar como profissional da segurança privada, o curso Noção de Segurança Eletrônica é a escolha ideal. Com 62 páginas de slide, este treinamento completo apresenta tudo o que você precisa saber sobre sistemas de alarme, circuito fechado de televisão, controle de acesso e muito mais. Imagine como seria gratificante ter um conhecimento amplo e atualizado sobre as principais tecnologias e sistemas de segurança disponíveis no mercado! Além disso, o curso está hospedado na Buzzero, uma das maiores plataformas de cursos online, e você receberá um certificado válido em todo o Brasil. Com este curso, você poderá aplicar esses conhecimentos em sua rotina de trabalho, garantindo maior eficiência e excelência nos serviços prestados. Então, não perca tempo e invista em sua carreira com o curso Noção de Segurança Eletrônica."

Olá caro leitor, sou Silvio Marques de Santana Neto. Já venho desejando colocar à disposição de meus alunos, os materiais acadêmicos de sala de aula. Encontrei na plataforma Buzzero, uma oportunidade de ajuda-los. Um pouco sobre mim... -- Participo do corpo de Instrutores no Centro de Formação de Vigilantes Grapiúna, em Itabuna-Bahia; --Graduação Superior em Analise e Desenvolvimento de Sistemas; Desde já, saiba que é uma honra para mim, ter você inscrito e concluso, qualquer um dos cursos que deixo aqui a disposição. Um grande abraço...



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Noção de Segurança Eletrônica

    Por Silvio Marques de Santana Neto
    Analista e Desenvolvedor de Sistemas -

  • Introdução

    Como já estudado em outra seção, é importante que o homem de segurança tenha entendido bem a definição de segurança física das instalações, pois é através do que está contido nesta definição é que ele vai exercer suas atividades de vigilância. Relembrando: “Segurança é um conjunto coordenado de medidas, adotado por empresas públicas e privadas para preservar e proteger suas instalações”.

  • Introdução

    Geralmente, as medidas a serem adotadas para a proteção das áreas físicas, são especificadas num documento organizado, denominado plano de segurança. Para reforçar a definição de segurança apresentada acima, é preciso o entendimento de mais um ensinamento, o conceito de sistemas de proteção, tal qual: “Sistemas de proteção são dispositivos e atividades implantadas nas empresas para compor as medidas de segurança física”.

  • Introdução

    Como exemplo de sistema de proteção, entre vários, têm-se as barreiras físicas (muros, cercas, etc.), os alarmes, os circuitos fechados de televisão (CFTV), os controles de acesso, os sistemas de comunicação (Rádios), os procedimentos operacionais, a ronda dos vigilantes, o controle eletrônico da ronda, etc. Todos estes sistemas são dependentes da intervenção do homem de segurança e/ou são operados por ele. Geralmente, os sistemas de proteção estão especificados e/ou instalados nas áreas físicas para a qual o homem de segurança foi contratado para proteger.

  • Ronda dos Vigilantes

    Em muitas instalações físicas, em decorrência do tamanho da área a ser protegida, e/ou por razões de especificações nas atividades de segurança, é necessário que o vigilante saia circulando pela área, fazendo inspeções e averiguações, com objetivos de manutenção do grau de segurança, determinado no plano de segurança. Esta atividade é denominada de ronda da vigilância.

  • Ronda dos Vigilantes

    O conceito da ronda está baseado na capacidade que os recursos humanos têm de poderem se movimentar, e constitui-se uma atividade operacional, pela qual os vigilantes da segurança patrimonial, circulam pelas áreas e instalações físicas, numa rotina de fiscalização e de inspeções periódicas.

  • Ronda dos Vigilantes

    Uma vez definida a utilização do sistema de ronda dos vigilantes, o ponto de partida para a implantação desse sistema, é a definição dos trajetos a serem percorridos pelos vigilantes.
    Em seguida, devem ser distribuídos os pontos de controle para a fiscalização e inspeção, após então devem ser definidos os eventos a serem monitorados durante o percurso e nos pontos de controle. Finalmente, o homem de segurança deverá tomar conhecimento dos procedimentos operacionais estabelecidos a serem seguidos, nas suas rotinas de averiguações e inspeções no percurso de ronda (ex. o que fazer quando se deparar com uma situação anômala).

  • Ronda dos Vigilantes

    Nos pontos estabelecidos para a passagem dos vigilantes e realização das verificações e inspeções, ao longo dos percursos de ronda, além de marcar presença e observar, os vigilantes devem colher informações sobre eventos anormais, eventos suspeitos e em desconformidades com os padrões de funcionamento dos locais. Podem também, ao longo dos trajetos, dar apoio operacional e logístico aos postos fixos e eventualmente, fazer parte de uma força de reação, quando acionados, para ações de intervenção da segurança. Geralmente, nas especificações para a contratação de serviços de vigilância, utilizando as atividades de ronda para os homens de segurança, a referência será: posto de vigilância com ronda, 12 h, 24 h, noturno, diurno, etc.

  • Ronda dos Vigilantes

    A implantação de postos de vigilância com ronda, permite com que o vigilante aumente a abrangência de sua atuação, garantindo assim a segurança de uma maior área nas instalações físicas a qual ele esta alocado para proteger. Em contrapartida, para o contratante dos serviços, poderá significar racionalização dos recursos de segurança, com eventuais economias financeiras, muitas vezes permitindo que, com um número reduzido de homens, seja garantido um nível satisfatório de segurança.

  • Ronda dos Supervisores

    Outra modalidade de aplicação das atividades de ronda, bastante encontrada nos serviços de vigilância, é a exercida pela supervisão. Os homens de segurança, com a função de supervisão, circulam pelos postos de serviço, inspecionando a regularidade das atividades exercidas por seus subordinados. Nesta função, o supervisor rondante, além de checar as condições de segurança dos postos e o desempenho dos vigilantes nos locais, poderá fazer contato com o cliente, anotando suas reivindicações, reclamações sobre não conformidades, ocorrências nos postos, etc., fazendo assim o elo entre a “linha de frente operacional”, isto é, as atividades dos vigilantes nos postos, e a gerência da empresa. Muitas vezes, também incluídas nas atividades dos supervisores rondantes, poderão estar responsabilidades sobre entrega de documentações, fechamento de pontos dos vigilantes, substituição de vigilantes, etc.

  • Ronda dos Supervisores

    Da mesma forma, como na ronda dos vigilantes, o ponto de partida para a implantação de um sistema de rondas, para a supervisão, é a definição dos trajetos a serem percorridos pelos supervisores. Em seguida, devem ser distribuídos os postos que ele deve visitar dentro de seu período de trabalho, após então, a definição dos eventos a serem monitorados nos postos de trabalho e finalmente os procedimentos operacionais para suas atividades. Muitas vezes nesta função, o supervisor usa uma lista com eventos padrões a serem inspecionados (checklist), facilitando e padronizando suas atividades.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Noção de Segurança Eletrônica
  • Introdução
  • Ronda dos Vigilantes
  • Ronda dos Supervisores
  • Controle Eletrônico de Rondas
  • Instruções Práticas Sobre Um Sistema de Controle de Rondas
  • Alarmes e CFTV
  • Zoneamento
  • Transmissão de Eventos
  • Central de Monitoramento
  • Senha e contra senha
  • Ficha de procedimentos
  • Tipos de Monitoramento
  • CFTV Circuito Fechado de Televisão
  • CFTV Analógico e seus equipamentos
  • CFTV Digital e seus equipamentos
  • Central de Monitoramento
  • Agradecimentos