Curso Online de Conscientização Ambiental a Partir da Educação Ambiental

Curso Online de Conscientização Ambiental a Partir da Educação Ambiental

O curso propõe a reflexão sobre a questão ambiental a partir de um olhar mais integrado, sugerindo ferramentas para a Educação Ambiental.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

O curso propõe a reflexão sobre a questão ambiental a partir de um olhar mais integrado, sugerindo ferramentas para a Educação Ambiental.

Doutorando em Geografia - UERJ Mestre em Geografia - UFAM Licenciado em Geografia - UERJ Tutor Coordenador Geografia - CEDERJ Professor da Rede Estadual - RJ



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

    a Partir da

    EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    TONGATÉ A. MASCARENHAS JR.

  • MÓDULO I

    CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

    2

    INTRODUÇÃO

    O que você vai ver nesse módulo:

    - A apresentação do curso

    - A importância da Educação Ambiental como agente transformador das sociedades;

    - A Educação Ambiental como tema transversal na educação formal;

    - A importância da conscientização ambiental.

  • CONSCIENTIZAÇÃO

    3

    AMBIENTAL

    APRESENTAÇÃO

    Olá aluno(a), seja muito bem vindo ao curso de Educação Ambiental. Nesse curso você vai aprender a entender melhor o ambiente em que vive, sempre por meio da reflexão e de que forma podemos mostrar a outras pessoas maneiras mais harmoniosas de conviver com o ambiente que nos cerca.

    Veja abaixo o que será trabalhado em cada um dos módulos:

    Módulo 1

    Este módulo é a introdução ao tema Educação Ambiental. Vamos discutir a importância desse tema no mundo atual e a necessidade de se repensar a relação homem-natureza.

    Módulo 2:

    O módulo 2 traz a cronologia do despertar da consciência ambiental da humanidade, desde a década de 1960 do século XX até os dias atuais. Nesse processo, foram realizadas várias reuniões entre países, buscando criar regras para o uso consciente dos recursos naturais.

    Módulo 3:

  • CONSCIENTIZAÇÃO

    4

    AMBIENTAL

    No módulo 3, vamos apresentar conceitos fundamentais na busca por um equilíbrio na relação homem-natureza: Educação Ambiental, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável.

    Módulo 4:

    O módulo 4, apresenta a evolução da Educação Ambiental no Brasil, falando também da legislação ambiental brasileira, que passou pro grandes avanços ao longo do tempo.

    Módulo 5

    Este módulo, que finaliza nosso curso, traz ao debate da Educação Ambiental o saber geográfico como uma das formas de ajudar na disseminação de uma Consciência Ambiental.

    UM POUCO SOBRE O AUTOR

    Eu me chamo Tongaté Arnaud

    Mascarenhas Junior, sou formado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    (2005) e Mestre em Geografia Física pela Universidade Federal do Amazonas(2009) e, atualmente, Doutorando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

    Atualmente, sou Tutor Coordenador do curso de Licenciatura em Geografia no Polo Niterói do CEDERJ (EaD). Sou também professor

  • CONSCIENTIZAÇÃO

    5

    AMBIENTAL

    da rede estadual de ensino do estado do Rio de Janeiro, professor do município de Belford Roxo, atuei por dois anos no Colégio Pedro II como Professor Substituto de Geografia e por quatro anos como Professor Substituto de Climatologia, no departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

  • CONSCIENTIZAÇÃO

    6

    AMBIENTAL

    O MEIO AMBIENTE: VOCÊ JÁ PENSOU SOBRE ISSO?

    Vamos então começar a pensar no nosso tema. Inicio nosso curso perguntando: você sabe quando surgiu a preocupação da humanidade com o meio ambiente?

    Podemos afirmar que o século XX iniciou um processo que chegou ao século XXI com certa força, mas ainda necessitando muito de apoio. Vivemos uma crise no mundo, que não é somente econômica, social, política... É uma crise de percepção. Segundo LEFF (2002, p.194) “A crise ambiental leva-nos a interrogar o conhecimento do mundo, a

  • CONSCIENTIZAÇÃO

    7

    AMBIENTAL

    questionar este projeto epistemológico que tem buscado a unidade, a uniformidade e a homogeneidade”. Ao nos darmos conta disso, precisamos buscar ferramentas para trabalhar e tentar superar essa crise.

    A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PENSAR O MUNDO VIVIDO

    Uma dessas ferramentas é a Educação Ambiental. Mas não a Educação Ambiental que muitos(principalmente os países ricos) defendem, preservacionista, que pretende a total conservação dos ambientes, proibindo a interação homem-meio, ou a reducionista, que somente se preocupa com o destino do lixo. A Educação Ambiental é interdisciplinar e de cunho socioambiental.

    Segundo Tristão (2005, p.3):

    A Educação Ambiental está ligada a dois desafios vitais: a questão da perturbação dos equilíbrios ecológicos, dos desgastes da natureza, e a questão da educação. Os desequilíbrios e a educação são heranças de um modelo de desenvolvimento socioeconômico que se caracteriza pela redução da realidade em nível material econômico, pela divisão do conhecimento em disciplinas que fragmentam a realidade, pela redução do ser humano a um sujeito racional, pela divisão das culturas, enfim.

    É fato que atualmente a questão ambiental é mais discutida nos países em desenvolvimento. A Legislação Ambiental é outra importante ferramenta no auxilio a preservação do meio ambiente, regulando as formas de exploração dos mesmos. No módulo IV falaremos sobre a Legislação Ambiental no Brasil.

  • CONSCIENTIZAÇÃO

    8

    AMBIENTAL

    Nesse contexto, é importante constatar a necessidade de se pensar o nosso planeta de forma conjunta, considerando as relações existentes em todos os níveis de análise, desde o local até o global. E tentar tornar a ação humana menos nociva ao meio, provocando menos impactos e, consequentemente, menos modificações nas formas originais.

    A educação ambiental busca despertar a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo, esquecendo a importância da natureza, da qual faz parte e depende.

    Dessa forma, a Educação Ambiental não deve ser encarada como disciplina escolar, pois é muito mais abrangente. Não contempla somente a Biologia, a Geografia ou quaisquer outras disciplinas isoladamente, ela atravessa as áreas do conhecimento humano. O meio ambiente está inserido no dia-a-dia das sociedades sob vários aspectos: culturais, políticos, econômicos, sociais e etc. Portanto é assim que ela deve ser encarada também.

    Um dos grandes problemas que a Educação Ambiental enfrenta é a dificuldade de definição do seu objeto (LEONARDI, 2002). O meio ambiente cotidiano das pessoas se encaixa de que forma na Educação Ambiental? Só é possível analisar homem, natureza e universo de forma mais completa, partindo de uma perspectiva interdisciplinar. A interdisciplinaridade é fundamental se quisermos realmente educar ambientalmente.

  • CONSCIENTIZAÇÃO

    9

    AMBIENTAL

    A Educação Ambiental deve ser crítica, buscando a sustentabilidade nas relações com o meio ambiente, pois isso nunca foi tão necessário quanto é atualmente. Porém, esse é um movimento que deve acontecer de baixo para cima e não o contrário. Ou seja, iniciar conscientizando a população para que isso chegue ao poder político. Por isso é muito importante a conscientização das sociedades, mas estas parecem ainda não ter noção do poder de transformação que possuem.

    Se partirmos dos princípios de solidariedade e de participação, poderemos construir uma relação muito mais equilibrada com o meio. Nas suas origens, a Educação Ambiental já propõe isso, ao levantar a bandeira da conscientização das sociedades para utilização racional dos recursos. “A Educação Ambiental bebe na fonte de uma utopia de um mundo solidário”. (TRISTÃO, 2005, p.17).

    Na natureza, as interrelações entre os sistemas ocorrem por meio da interconexão e da interação. Atualmente, o homem atua nesses sistemas quebrando seus padrões de organização, o que o obriga a uma reorganização, não raro, completamente diferente da configuração original.

    Para a garantia de um ambiente saudável em nossa sociedade precisamos de uma educação que repense os valores que regem o agir humano em sua relação com a natureza. É preciso resgatar alguns valores que foram reprimidos ou até mesmo deixados de lado pela tradição dominante do racionalismo cartesiano.(BERNARDES; NEHME; COLESSANTI, 2004:128)

    Para finalizar esse momento introdutório, podemos afirmar que educação ambiental, nada mais é do que educação. Na essência, nem se deveria fazer a distinção entre educação formal e educação ambiental, pois a preocupação pela relação harmoniosa entre o homem e

  • CONSCIENTIZAÇÃO

    10

    AMBIENTAL

    o ambiente deve mesmo vir desde os primeiros anos e estar em todas as direções pelo simples fato de vivermos no ambiente do qual dependemos.

    Como um “primeiro exercício”, lanço uma pergunta que, se

    você

    quiser,

    pode

    responder

    no

    nosso

    Blog

    (http://edumais.com.br/usuario/tongate/blog/curso-o-despertar-da- educacao-ambiental-no-seculo-xx/):

    Você já pensou nos problemas ambientais que estão presentes nos lugares que você frequenta? São problemas “apenas” ambientais ou também sociais?

    Espero que você possa aproveitar as páginas seguintes e que, principalmente, elas sirvam para estimular o pensamento crítico, muito necessário na formação do cidadão.

    No próximo módulo você irá conhecer um breve histórico da Educação Ambiental, com os principais fatos que ocorreram ao longo do século XX e inicio do século XXI, na tentativa de melhorar a relação homem-meio.

    Epistemologia Ambiental (2002) - Henrique Leff.

  • CONSCIENTIZAÇÃO

    11

    AMBIENTAL

    MÓDULO II

    HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    O que você vai aprender nesse módulo:

    - Um Breve histórico da Educação Ambiental;

    - A importância do Clube de Roma para a Educação Ambiental;

    - O que representou a Conferência de Estocolmo


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail: