Curso Online de Curso de chocolate
1 estrelas 1 aluno avaliou

Curso Online de Curso de chocolate

Neste Curso Você irá aprender a arte de fabricar ovos de páscoa, bombons recheados, trunfas recheadas e muito mais não perca tempo e adqu...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 3 horas

Por: R$ 50,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Neste Curso Você irá aprender a arte de fabricar ovos de páscoa, bombons recheados, trunfas recheadas e muito mais não perca tempo e adquira agora este curso e comece a faturar já nesta pácoa.

ADRIANO SANTOS NEVES OBJETIVO Pretendo exercer minha função com profissionalismo e responsabilidade, incrementando e aperfeiçoando os meus conhecimentos, um profissional dinâmico e dedicado que trabalha bem em grupo, a produzir soluções ágeis e segura, apto a cumprir metas e objetivos, enfrentando e vencendo novos desafios CURSOS 2 cursos de Informática Básica e avançada Treinamento Para um Bom Atendimento Pessoal só deem o lance de compra se tiverem certeza que irão pagar o Curso, Obrigado!


"muito ruim não tem nem o vidio esplicando a forma de fazer não gostei só para ver receita eu pego na enternete."

- Gesilda Silva De Oliveira

  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
  • Curso de Chocolate

    curso de chocolate

     ambiente de trabalho e equipamentos
    preparação do chocolate
    ovos de páscoa
    embalagem dos ovos
    bombons maciços
    bombons recheados
    bombons banhados
    embrulhando bonbons
    embalagem dos bombons
    trufas

  • ambiente de trabalho e equipamentos
    a temperatura ambiente deve ficar entre 22º e 25º. no inverno aquecer o ambiente com aquecedor ou forno ligado. no verão pode se usar circuladores de ar ou ventiladores virados para a parede para refrescar o ambiente. não permitir correntes de ar onde vai ser manipulado o chocolate. o chocolate nunca deve ser levado ao freezer. para que o mesmo endureça no tempo certo após a manipulação, a geladeira deve manter a temperatura entre 7º e 10º. nunca forrar as prateleiras da geladeira para não prejudicar a circulação de ar. para trabalhar com chocolate alguns materiais são necessários :
    derretedeira, panela de banho-maria ou microondas
    pedra de mármore ou granito, ou ainda uma chapa de inox
    tigelas de vidro
    faca de serra e tábua
    espátulas, colheres e concha
    termômetro culinário
    garfinhos para banhos
    formas para ovos e bombons
    papel manteiga
    papel chumbo e outros materiais para embalagem.

  • algo importante sobre as formas : estas devem estar sempre limpas e secas para uso. não é preciso lavá-las a cada uso. pode-se somente passar um papel de uso culinário seco após retirar os excessos com a espátula. se estiver muito difícil de limpar, pode-se colocar a forma sobre o vapor de água fervente e depois passar o papel. depois de 8 a 10 vezes de uso, deve-se lavá-las com água morna e detergente neutro. depois que as mesmas secarem, passe um papel culinário molhado com álcool e depois um outro seco para eliminar qualquer tipo de umidade.

    preparação do chocolate
    o maior inimigo do chocolate é a água, logo o local de manipulação deve estar bem limpo e seco.

    cortar o chocolate em pequenos pedaços com uma faca de serra sobre uma tábua limpa e seca. sugestão : para o chocolate ficar escuro, utilizar 2 partes de chocolate ao leite para 1 parte de chocolate meio amargo.

  • para derreter até 1 kg de chocolate, pode-se usar o banho-maria ou microondas. acima de 2,5 kg por vez, o melhor é usar uma derretedeira elétrica. se for utilizar derretedeira, colocar aproximadamente 3 dedos de água para cobrir a resistência e ligá-la em 70º. quando ela atingir essa temperatura, colocar o chocolate na bacia própria (o chocolate não precisa ser picado tão pequeno como para derreter em banho-maria), colocá-la na derretedeira e baixar a temperatura para 30º. ela manterá o chocolate sempre nesta temperatura.

    para derreter o chocolate em banho-maria, colocar na panela de baixo água suficiente para ficar com 3 dedos de distância da panela de cima.

  • deixar a água ferver. quando isso acontecer, colocar o chocolate na panela de cima e colocá-la em cima da outra com o fogo ainda ligado. em seguida abaixar o fogo, contar até 3 e desligar o fogo.

    mexer o chocolate (sem bater) com uma espátula e não tampar a panela. levar as duas panelas para o local de trabalho . se a água esfriar ou o chocolate começar a endurecer, levar somente a panela de água para o fogo. se houver necessidade de derreter mais chocolate, somente acrescente o chocolate novo em cima do outro e leve ao fogo como no 1º procedimento descrito.

  • se sobrar chocolate na panela, deixar esfriar até endurecer e tampar a panela para guardar. na hora de reaproveitar esse chocolate, derreter como no 1º procedimento colocando chocolate novo por cima. obs.: para derreter chocolate branco, quando a água ferver desligar o fogo, colocar a panela com o chocolate e mexer sem bater. quando usamos o microondas no derretimento, o chocolate fica livre do perigo do vapor de água. porém, se aquecido excessivamente ele manchará após a moldagem. o chocolate não pode sair totalmente derretido do microondas, pois isso significa que ele já passou do ponto de temperatura suportável. em termos gerais, 4,5 minutos são suficientes para derreter 1 kg de chocolate. entretanto, esse tempo pode variar de acordo com o modelo do forno, sua potência e a oscilação da corrente elétrica.
    para o microondas, pode-se picar o chocolate em pedaços maiores. digite o tempo respeitando a quantidade a ser derretida. na metade do tempo, abra o microondas e mexa o chocolate para que ele derreta por igual. quando terminar o tempo, retire e mexa até completar o derretimento. caso persistam algumas pelotinhas, volte ao microondas por alguns segundos, apenas para completar o derretimento.

  • a tabela abaixo dá uma noção dos valores médios de tempo de derretimento.

  • a temperatura do chocolate deve ser sempre verificada na palma ou nas costas da mão, ou abaixo dos lábios, de acordo com o local que a pessoa tiver mais sensibilidade. pode-se ainda utilizar um termômetro culinário para facilitar. independente do método utilizado para se derreter o chocolate, o importante é saber que ele deve ser aquecido, no máximo, até 42º e depois resfriado até atingir entre 28º e 30º, que é a temperatura ideal para ser moldado.

    para resfriar o chocolate, pode-se utilizar o método de “choque” na pedra ou se utilizar outra tigela e água fria. no método de choque, colocar um pouco do chocolate sobre a pedra (ou inox), alisar delicadamente com a espátula espalhando sobre a pedra para dissolver eventuais bolinhas de chocolate que ainda não derreteram completamente e depois puxar com a espátula para um lado e depois para o outro até que ao experimentar o chocolate esteja completamente frio.

    para resfriar o chocolate, pode-se utilizar o método de “choque” na pedra ou se utilizar outra tigela e água fria. no método de choque, colocar um pouco do chocolate sobre a pedra (ou inox), alisar delicadamente com a espátula espalhando sobre a pedra para dissolver eventuais bolinhas de chocolate que ainda não derreteram completamente e depois puxar com a espátula para um lado e depois para o outro até que ao experimentar o chocolate esteja completamente frio.

  • pode-se resfriar o chocolate também trocando o mesmo da tigela em que foi derretido para um refratário limpo e seco e colocar o mesmo sobre uma tigela com um pouco de água fria. mexa o chocolate até ele esfriar. tomar muito cuidado para que a água não entre em contato com o chocolate.

    dica : deixando a temperatura descer um pouco mais (25º) e elevando-a em seguida ao ponto de (29º). o resultado será um ovo de superfície impecável e com um brilho extraordinário. após esse processo o chocolate está pronto para ser utilizado para diversas finalidades descritas a seguir. se o chocolate começar a endurecer, pode-se usar 2 procedimentos; colocar mais chocolate quente sobre este e repetir o processo de resfriamento ou recolhe-lo para a panela ou tigela, misturá-lo ao chocolate quente e repetir o processo de resfriamento. se por algum motivo cair água sobre o chocolate, cortar o pedaço atingido, pesar, cortar a mesma quantidade de chocolate virgem, misturá-los e colocá-los novamente na panela.

  • ovos de páscoa

    cada tamanho de casca de ovo leva certa quantidade de camadas de chocolate, a seguir :
    peso camadas 50 gr. 3 100 gr. 4 de 200 a 350 gr. 5 de 500 a 750 gr. 6 1 kg. 7 a 8
    com o chocolate já resfriado, colocar um pouco dele em cada parte da forma (para ovos menores de 500 gr. a forma tem mais de 1 cavidade) e espalhe com uma colher ou pincel, ou ainda, gire a forma para espalhar o chocolate.

  • bater levemente sobre a mesa para tirar as bolhas de ar. levar à geladeira de 1 a 2 minutos.

    após esse tempo tirar da geladeira e repetir o mesmo procedimento para as camadas restantes. na última camada espalhe um pouco mais de chocolate nas bordas da forma. retire os excessos com uma espátula, formando assim as bordas do ovo. leve à geladeira emborcada sobre um papel alumínio. respeite sempre o tempo máximo de geladeira que é de 20 minutos.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 50,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Curso de Chocolate