Curso Online de Computação

Curso Online de Computação

Informática Avançada e muito mais.

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 13 horas


Por: R$ 29,90
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Informática Avançada e muito mais.



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Informática Avançada.

    13 horas de Certificado

  • É muito comum falarmos em tecnologia e pensarmos somente nas coisas modernas que nos cercam: eletrodomésticos, carros, computadores, máquinas etc. Mas é importante saber que a tecnologia é um processo que acompanha o homem desde o momento em que ele começou a se diferenciar dos demais animais. Aliás, foi através dela que o homem conseguiu se distinguir dos outros animais. 

  • Esse processo foi longo e começou há mais de 40 mil anos do presente. No início, o homem vivia numa relação de dependência total da natureza. Tudo o que ele precisava para sobreviver era retirado da natureza, inicialmente através da coleta e da caça. Nesse momento, as únicas armas que o homem dispunha para realizar essas tarefas eram suas mãos, pois elas já não serviam apenas para apoiar o corpo, quando ele caminhasse. Agora as suas mãos tinham também função prênsil, em forma de pinça; movimento do polegar e indicador para pegar um objeto. 

  • Até o fim do século 16, o ábaco era o principal instrumento para se fazer contas e se computar resultados. Em seguida, surgiu uma época de intensa atividade de inovação na Europa, quando foi criada a Tábua de Logaritmos por John Napier por volta de 1614 e a Régua de Cálculo no fim da década de 1620 por William Oughtred. O cientista saxão Gottfried Leibniz foi um dos precursores do sistema binário (sistema com dois símbolos, 0 e 1), porém foi o inglês George Boole que concebeu uma forma de álgebra do sistema binário, que ficou conhecida como álgebra booleana, uma lógica de dois estados, com uma adaptação muito fácil à descrição futura de circuitos de comutação elétricos, onde o símbolo 1 pode representar que um interruptor com corrente elétrica e o símbolo 0 pode representar um interruptor sem corrente elétrica.

  • Já em 1804, Joseph Marie Jacquard inventou um tear automatizado, programado por cartões perfurados, considerado como a primeira máquina mecânica programável. Só em 1822, Charles Babbage, um cientista britânico considerado o pai do computador atual, criou uma Máquina de Diferenças para corrigir erros das tabelas matemáticas da época e, em 1833, criou a Máquina Analítica que podia ser programada, porém seu projeto nunca foi concluído. Em 1880, Herman Hollerith, então funcionário da agência estatística dos EUA, criou uma técnica de cartões perfurados para agilizar o processamento de dados do censo, criando posteriormente a Tabulating Machine Company que viria se tornar a IBM, até hoje uma das maiores empresas de informática do mundo. 

  • A informática é o tratamento automático da informação, por meio da utilização de técnicas, procedimentos e equipamentos adequados, tendo por base os computadores. É a ciência do tratamento racional (especialmente por máquinas automáticas) da informação, considerada como suporte dos conhecimentos humanos e das comunicações nos domínios técnicos, econômicos e sociais.

  • a) Computador Pessoal (PC): é um computador que possui um baixo custo e que se destina ao uso individual ou por um pequeno grupo de pessoas. Até o final dos anos 70 reinavam os supercomputadores, que eram manipulados por poucas pessoas. A ideia de criar computadores pessoais não fazia muito sentido, as pessoas se perguntavam: para que utilizar um computador? Hoje resposta é óbvia, mas antigamente não.  

  • a) Computador Pessoal (PC): é um computador que possui um baixo custo e que se destina ao uso individual ou por um pequeno grupo de pessoas. Até o final dos anos 70 reinavam os supercomputadores, que eram manipulados por poucas pessoas. A ideia de criar computadores pessoais não fazia muito sentido, as pessoas se perguntavam: para que utilizar um computador? Hoje resposta é óbvia, mas antigamente não. b) Computador Notebook: este computador tem as mesmas funcionalidades de um computador de mesa e iguala-se em tecnologia. Com um tamanho reduzido e um preço atraente, eles estão ganhando mercado. A variedade de modelos também é muito grande e atende os diferentes grupos de usuários. Talvez, por este motivo, em 2008, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) divulgou que a venda dos notebooks superaram a venda dos computadores de mesa no Brasil. 

  • A tendência dos notebooks é incorporar cada vez mais tecnologia e tornarem-se ainda menores e mais leves. Em menos de 30 anos os laptops deixaram de ser uma maleta de 12kg com funções limitadas para se tornarem o que são hoje. c) Computadores Handheld: Denominado como Personal Digital Assistants (PDA), ou em português: Assistente Digital Pessoal. Normalmente, são utilizados em tarefas mais simples, como agendamento de reuniões, nomes e telefones de clientes ou mesmo uma agenda pessoal. A grande maioria destes computadores oferecem uma tela sensível ao toque o touchscreen o que facilita a inserção de dados. Existe também um computador de bolso ou PC de bolso que executa tarefas mais complexas como a execução de arquivos de textos, planilhas eletrônicas e leitura de arquivos na extensão PDF. Porém, o seu poder de processamento e sua capacidade de armazenamento são inferiores ao de um computador convencional. Atualmente o PDA e o PC de bolso são integrados aos celulares.

  • A Intel lançou a família de processadores i3, i5 e i7 focada no desempenho. Com processamento mais veloz que os seus antecessores, minimiza a lentidão sentida por usuários ao executarem diversas tarefas simultaneamente. Estes processadores trazem juntamente com eles a tecnologia Hyper-Threading (HT) que estave presente no processador Intel Pentium 4. Esta tecnologia foi um grande avanço para a época, pois tornou possível a simulação de dois processadores utilizando apenas um, o que acelerou o sistema no uso de vários programas ao mesmo tempo e até hoje é considerado uma nova tecnologia.  

  • Os Software de Sistemas, ou simplesmente SO, é o principal software que existe em um computador. Este tipo de programa gerencia diretamente o hardware e deve ser adequado a cada tipo de máquina. Fazendo uma analogia: para toda panela existe uma tampa, portanto não adianta eu comprar uma tampa que não seja adequada para aquela panela. Com os SOs acontece o mesmo. Se um determinado usuário possui um super sistema de hardware, não adianta instalar um SO muito antigo, pois, se isso acontecer, o hardware vai ser subutilizado.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 29,90
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...

Desejo receber novidades e promoções no meu e-mail:


  • Informática Avançada.