Curso Online de ESTUDO NA CARTA DE EFESIOS

Curso Online de ESTUDO NA CARTA DE EFESIOS

Para quem quer aprender mais sobre a Epistola Paulina aos Efésios, este estudo, de forma panoramica será uma ferramenta excepcional em su...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 7 horas


Por: R$ 23,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Para quem quer aprender mais sobre a Epistola Paulina aos Efésios, este estudo, de forma panoramica será uma ferramenta excepcional em sua Igreja. Você pode ter acesso a um material excelente, com ilustrações e apoio on-line e por telefone, fazendo a diferença ao ensinar a Palavra de forma mais pratica e dinamica. não perca esta oportunidade.

Pastor, Militar da Marinha, casado, com 3 filhos, Bacharel em Teologia pelo Centro de treinamento Teologico Harland Grahand (CTTHG)



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • Éfeso Ἔφεσος = Desejável

  • Templo de Ártemis, construída no ano de 550 a.C em Éfeso onde hoje é a Turquia. O templo era sustentado por colunas de mármore no estilo jônico, apresentando uma estrutura em alto relevo, onde a maior beleza era a estátua da deusa Ártemis que era construída em ouro, prata, ébano e outros tipos de pedras.

  • O templo de Ártemis homenageava a deusa dos bosques, a Diana romana.

  • Éfeso era a cidade mais importante da província romana da Ásia. Foi situada perto do mar Egeu. Duas estradas importantes cruzaram em Éfeso, uma seguindo a costa e a outra continuando para o interior, passando por Laodicéia. Assim, Éfeso teve uma localização importantíssima de contato entre os dois lados do império romano (a Europa e a Ásia). Historiadores geralmente calculam a população da cidade no primeiro século entre 250.000 e 500.000. Éfeso era conhecida, também, como o foco de adoração da deusa da fertilidade, Ártemis ou Diana.

  • Sabemos algumas coisas sobre a história da igreja em Éfeso de outros livros do Novo Testamento. No final de sua segunda viagem, Paulo deixou Áqüila e Priscila em Éfeso, onde corrigiram o entendimento incompleto de Apolo sobre o caminho do Senhor (Atos 18:18-26). Na terceira viagem, Paulo voltou para Éfeso, onde pregou a palavra de Deus por três anos (Atos 19:1-41; 20:31). Na volta da mesma viagem, passou em Mileto e encontrou-se com os presbíteros de Éfeso (Atos 20:17-38). Durante os anos na prisão, Paulo escreveu a epístola aos efésios. Também deixou Timóteo em Éfeso para edificar os irmãos (1 Timóteo 1:3).

  • Destas diversas referências aos efésios, podemos observar algumas coisas importantes sobre essa igreja. Desde o início, houve a necessidade de examinar doutrinas e aceitar somente o que Deus havia revelado. Assim, Áqüila e Priscila ajudaram Apolo (Atos 18:26); Paulo advertiu os presbíteros do perigo de falsos mestres entre eles (Atos 20:29-31), e orientou Timóteo a admoestar os irmãos a não ensinarem outra doutrina (1 Timóteo 1:3-7). A carta de Paulo aos efésios destacou a importância do amor (5:2), um tema frisado, também, nesta carta no Apocalipse.

  • INTRODUÇÃO
    A carta aos Efésios tem duas características dignas de serem ressaltadas: primeiro, ela retrata a igreja do ponto de vista mais amplo do que qualquer outro livro da Bíblia. Quase cinquenta vezes a palavra "tudo" é usada, demonstrando o escopo universal da Igreja e seu valor no plano de Deus. Segundo, a carta usa a frase "em Cristo" trinta vezes. Com isto Paulo está enfatizando a posição do cristão como membro do corpo de Cristo, incluindo extensão de futuras heranças a serem compartilhadas em Cristo.

  • DOUTRINA
    Quanto à profundidade e sublimidade da doutrina, Efésios supera as demais epístolas de Paulo. Tem sido chamada de "epístola do terceiro céu" do apóstolo, porque ele se eleva das profundezas da ruína até asalturas da redenção, porque aqui nos ordena Deus que subamos passo a passo até alcançarmos o ponto mais elevado possível para o homem alcançar, a própria presença de Deus. A epístola aos Efésios é uma grande exposição de uma doutrina fundamental da pregação de Paulo, a saber, a unidade do todo o universo em Cristo, a unidade do judeu e gentio em Seu Corpo, a Igreja, e o propósito de Deus nesse corpo para o tempo presente e para a eternidade. Nos ensina que a vocação santa exige uma conduta santa. Apela aos leitores a fim de que se elevem à mais alta dignidade da sua missão. Fazendo assim apresenta o quadro da Igreja como um só corpo, preparado desde a eternidade, a unir o judeu e o gentio. Esta igreja pelos séculos vindouros irá exibir ante o universo a plenitude da vida divina, vivendo a vida de Deus, expressando o caráter de Deus, usando a armadura de Deus, lutando nas batalhas de Deus, perdoando como Deus perdoa, e tudo isto, para que se cumpra a obra mais ampla pela qual Cristo há de ser centro do universo.

  • ESTRUTURA Tal como a carta aos Colossenses, Efésios se divide em duas partes. Os capítulos de 1 a 3 são de natureza doutrinária e tratam dos privilégios espirituais da Igreja. Os capítulos de 4 a 6 são exortações e tratam das responsabilidades espirituais dos cristãos.

  • MENSAGEM
    A carta começa com uma sequencia de declarações a respeito das bênçãos de Deus, incluindo um sem-número de expressões notáveis que ressaltam a sabedoria e presciência e os propósitos de Deus. Paulo deixa bem claro que fomos salvos não para gozarmos sozinhos desse maravilhoso beneficio, mas que isso nos faça responsáveis pela expansão do Reino de Deus, fazendo boas obras que sejam motivos de louvor e glória ao nosso Pai Celestial.
     
    O ponto culminante do propósito de Deus, “na dispensação da plenitude dos tempos”, é fazer todas as coisas no universo convergirem em Cristo (1.10). É de crucial importância que os cristãos reconheçam esse fato. Paulo ora a favor do entendimento deles.

  • Após explicar os grandes alvos que Deus estabeleceu para a Igreja, ele começa a demonstrar os passos para que esses alvos fossem alcançados.
    1- Deus reconciliou consigo os indivíduos mediante sua graça (2.1-10).
    2- Deus rompeu as barreiras que havia entre os homens de diversos povos mediante a morte de Cristo (2.11-22). Mas Deus não fez apenas essa aproximação, fez algo mais belo, uniu esse indivíduos reconciliados num só corpo, a Igreja de Cristo. Esse é um “mistério” que não era plenamente conhecido antes de ser revelado ao apóstolo Paulo (3.1-6).
    Para Paulo, Igreja de Cristo é o lugar onde a separação entre povos, raças, culturas e etnias deixa de existir. Todos passam a ser membros do corpo de Cristo.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 23,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • Estudo panorâmico na carta de Efesios
  • Completo
  • Carga horária real com todas as referencias = 40 horas