Curso Online de A Importância do Meio Ambiente e da Sustentabilidade no Turismo

Curso Online de A Importância do Meio Ambiente e da Sustentabilidade no Turismo

Neste curso aprenda como promover a conservação do meio ambiente e a inserção das comunidades e o porque de internalizaram a capacitação ...

Continue lendo

Autor(a):

Carga horária: 6 horas


Por: R$ 30,00
(Pagamento único)

Certificado digital Com certificado digital incluído

Neste curso aprenda como promover a conservação do meio ambiente e a inserção das comunidades e o porque de internalizaram a capacitação para o turismo sustentável.

Arte Educadora formada pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas);Especialização em Arte Terapia (Ensino Nacional); Pós Graduada em Artes Visuais (FAVENI), Gestora em Educação, Responsabilidade Ambiental, Arte e Sustentabilidade (FGV); Inglês (ICBEU - AM); Monitoramento em Ecoturismo e Turismo de Aventura pela Fundação Universa - Ministério do Turismo; Professora de Artes com especialização em História da Arte e Capoeira na Escola e SGS - Sistema de Gestão de Segurança (ABETA, Pós graduada em Artes Visuais (FAVENI).



  • Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
  • O curso é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar (através da pagina de contato) o cancelamento ou a devolução do valor investido.*
  • Adquira certificado ou apostila impressos e receba em casa. Os certificados são impressos em papel de gramatura diferente e com marca d'água.**
* Desde que tenha acessado a no máximo 50% do material.
** Material opcional, vendido separadamente.

Modelo de certificados (imagem ilustrativa):

Frente do certificado Frente
Verso do certificado Verso
  • A Importância do Meio Ambiente e da Sustentabilidade no Turismo

    A Importância do Meio Ambiente e da Sustentabilidade no Turismo

    Tutora: Regina Rabello
    http://regina-rabello.blogspot.com

  • Conteúdo

    CAPÍTULO 01 - - - - - - - - O conceito de turismo
    CAPÍTULO 02 - - - - - - - - O conceito de meio ambiente / ecoturismo
    CAPÍTULO 03 - - - - - - - - Turismo sustentável
    CAPÍTULO 04 - - - - - - - - Fenômenos naturais que influenciam o turismo
    CAPÍTULO 05 - - - - - - - - Impactos da atividade turística sobre o meio ambiente
    CAPÍTULO 06 - - - - - - - - Turismo e conservação ambiental
    CAPÍTULO 07 - - - - - - - - Água e energia
    CAPÍTULO 08 - - - - - - - - Poluição sonora e atmosférica
    CAPÍTULO 09 - - - - - - - - Resíduos sólidos (lixo)
    CAPÍTULO 10 - - - - - - - - Iniciativas Turísticas Sustentáveis
    CAPÍTULO 11 - - - - - - - - Importância da educação ambiental
    CAPÍTULO 12 - - - - - - - - Mensagem Final

    Conteúdo

  • 01 - O CONCEITO DE TURISMO

    Pensar em turismo nos remete logo a realização de uma viagem, seja ela por motivo de lazer, esporte, cultura, gastronomia, religião ou repouso, dentre tantas outras razões. Existem inúmeras definições para o tema e dentre tantas, escolhemos a definição dada pela Organização Mundial de Turismo/Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo:
    "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros.”

    Utilizando esse conceito como parâmetro, percebemos então que o turismo envolve atividades realizadas fora do lugar de origem, ou seja, do domicílio de uma pessoa, denominada nessa situação de “turista”, mas que existe uma exigência ou uma característica específica – o tempo de permanência dessa pessoa fora do lugar onde vive.

    01 - O CONCEITO DE TURISMO

  • Observa-se então que a atividade turística é limitada e dentro dessas limitações deve-se desenvolver de forma a propiciar conforto, satisfação e prazer, por que não? Tarefa nada fácil, se considerarmos a diversidade dentro do ramo e dentre as pessoas que fazem turismo, não só pela questão da variação de culturas e valores, mas também de diversidade étnica, econômica e de faixa etária.

    A vocação turística do Brasil é inegável: somos um país rico em cultura, fruto de toda a nossa miscigenação em termos culturais, advinda da nossa rica colonização, resultando numa diversidade de raças e costumes que atraem pessoas do mundo todo. Nossas festas populares são atrativos turísticos que trazem milhares de turistas para o nosso país e temos um povo extremamente hospitaleiro, o que faz realmente o turista se sentir bem.

  • Sendo um dos ramos da economia que mais gera fontes de divisas, o turismo pode propiciar também o desenvolvimento sócio-econômico e cultural de um país, se for conduzido com um planejamento adequado às características biológicas, físicas, econômicas e sociais das localidades em que opera.

    Partindo dessa premissa, temos ainda muito mais a oferecer: Talvez o alicerce de toda a estrutura turística nacional: as nossas belezas naturais. Sendo um país rico em ecossistemas ainda conservados, com regiões de florestas como a Floresta Amazônica, o Pantanal e a nossa Mata Atlântica, além da nossa vasta costa litorânea, é quase impossível se falar de turismo sem associá-lo ao meio ambiente.

  • Mas podemos fazer um questionamento: O que é o Meio Ambiente? Que características o definem? Sua associação ao Turismo pode ir além do óbvio? São questões que discutiremos a seguir.

    Fotos: Regina Rabello
    Cachoeira do Santuário (Amazonas/PF)

  • 02 - O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE / ECOTURISMO

    02 - O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE / ECOTURISMO

    Assim como para a definição de Turismo, o conceito de Meio Ambiente também é muito diverso. Podemos citar alguns deles.
    De acordo com a resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) de nº 306:2002: “Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influencia e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

  • Um conceito interessante é o encontrado na ISO 14001:2004: “circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora fauna, seres humanos e suas inter-relações.” Uma organização é responsável pelo meio ambiente que a cerca, devendo, portanto, respeitá-lo, agir como não poluente e cumprir as legislações e normas pertinentes (ISO 14001).

  • O turismo e o meio ambiente estão muito próximos, tendo como base o turismo. Meio ambiente, aqui, tem uma definição mais ampla:meio ambiente se refere não somente ao meio físico, o qual é formado por componentes naturais e construído, que envolve parâmetros, como clima e temperatura, água, topografia e solos, flora e fauna, etc. Relaciona-se também ao meio ambiente construído, aquele fabricado pelos homens. Podemos ir ainda além: não se pode falar de meio ambiente sem citar também a importância da qualidade de vida da população que vive em um ambiente, fundamentada no respeito aos seus valores sociais e culturais, aliada a uma prática econômica que permita a essa populações ter condições dignas de sobrevivência e um meio ambiente natural ecologicamente conservado, para si e para as próximas gerações.

  • Sob essa ótica, o conceito dado pela ISO 14001 nos parece mais abrangente e mais condizente com a proposta do curso, que é analisar as implicações das atividades turísticas com o Meio Ambiente. Assim, não se pode deixar de lado a presença do homem nesse ambiente natural, como também não podemos considerar como meio ambiente somente nossos recursos naturais.
    Manter a qualidade desses recursos é fundamental, obviamente, até mesmo porque a conservação do meio ambiente não só tem importância ecológica, mas vem trazendo em muitos casos, incluindo a hotelaria e ecoturismo, benefícios financeiros e sociais, tornando-se ainda mais importante sob o ponto de vista empresarial. Manter a qualidade do Meio Ambiente envolve também manter a qualidade dos parâmetros sócio-ambientais que garantam a manutenção da qualidade dos recursos naturais e de forma mais abrangente, dos nossos ecossistemas.

  • Percebe-se então, que há um encadeamento lógico nessas questões: conservar a Natureza deve estar aliado à conservação da qualidade de vida, o que acabará resultando numa maior qualidade para o Turismo. A manutenção dessa qualidade é que propiciará a satisfação dos nossos turistas, e turista satisfeito não só retorna como também traz mais turista.
    Ao pensarmos em Meio Ambiente, relacionando-o ao Turismo, é comum a associação a um dos ramos da atividade turística que é o Ecoturismo.
    O Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas.


Matricule-se agora mesmo Preenchendo os campos abaixo
R$ 30,00
Pagamento único
Processando... Processando...aguarde...
Autorizo o recebimento de novidades e promoções no meu email.

  • A Importância do Meio Ambiente e da Sustentabilidade no Turismo
  • Conteúdo
  • 01 - O CONCEITO DE TURISMO
  • 02 - O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE / ECOTURISMO
  • 03 - TURISMO SUSTENTÁVEL
  • 04 - FENÔMENOS NATURAIS QUE INFLUENCIAM O TURISMO
  • 05 - IMPACTOS DA ATIVIDADE TURÍSTICA SOBRE O MEIO AMBIENTE
  • 06 - TURISMO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
  • 07 - ÁGUA E ENERGIA
  • 08 - POLUIÇÃO SONORA E ATMOSFÉRICA
  • 09 - RESÍDUOS SÓLIDOS (LIXO)
  • 10 - INICIATIVAS TURÍSTICAS SUSTENTÁVEIS
  • 11 - IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  • 12 - MENSAGEM FINAL
  • Referências:
  • Contatos: